
A Secretaria de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, segue com a realização do censo de saneamento rural no município, iniciado em novembro de 2024 e com previsão de conclusão até 2025. O trabalho está sendo concentrado na zona rural, com o objetivo de coletar dados para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural.
Até o momento, 53 propriedades foram visitadas, mas apenas 28 inquilinos permitiram o acesso e forneceram informações necessárias. A Secretaria reforça a importância dessa coleta de dados para construir um diagnóstico preciso, essencial para a implementação de melhorias no saneamento rural.
Entre os dias 16 a 20 de dezembro de 2024, os pesquisadores estarão visitando bairros como Bom Sucesso, Cruz Grande, Pau D’alho, Martins, Piracuama, Ribeirão Grande, Borboleta, Água Branca, Piedade, Borba, e Goiabal. Faixas informativas serão afixadas em locais estratégicos para facilitar a comunicação com os moradores dessas áreas.
O diagnóstico de saneamento rural visa fornecer dados que irão subsidiar a elaboração de estratégias para a extensão ou implantação da rede pública de saneamento básico, ou a instalação de sistemas alternativos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O Plano de Saneamento Rural é financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), que investiu mais de R$ 200.000,00 no projeto.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Alexsander Rosa Carvalho, destacou que, além de promover um ganho ambiental, o plano proporcionará ferramentas para buscar investimentos na comunidade rural, melhorando a qualidade de vida e atendendo ao marco do saneamento básico.