
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, através do Departamento de Turismo, participou na última quinta-feira (4), em São Roque, de mais uma edição do Intercidades Turismo — Fator Desenvolvimento, encontro voltado à discussão de estratégias e avanços para o setor turístico paulista.
Representando o município estiveram presentes o secretário adjunto de Cultura e Turismo, João Biro, o diretor de Turismo, Fábio Vieira, e o colaborador Maurício Hideki. O encontro reuniu mais de 50 cidades do Estado de São Paulo e diversos players de destaque do trade turístico.
Realizado no Centro Cultural Brasital, o Intercidades Turismo contou com a presença de lideranças estaduais e municipais, incluindo o prefeito de São Roque, Guto Issa, além de representantes de importantes entidades do setor, como Amitesp (Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo), Uvesp (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo), APM (Associação Paulista de Municípios) e Amppesp (Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo).
A programação incluiu debates sobre planejamento urbano, governança, qualificação profissional, legislação e estratégias que impulsionam municípios a se tornarem destinos turísticos de referência. Entre os destaques, esteve o painel “Desenvolvimento Urbano como Estratégia de Turismo: cidades que crescem com qualidade de vida”, com o subsecretário estadual José Police Neto.
Outro ponto relevante foi o painel “Cidades que Inspiram”, apresentando cases de sucesso de Holambra, Águas de São Pedro e São Roque. Especialistas também discutiram como estruturar um município para se tornar turístico, detalhando leis, projetos e práticas que transformam potencial em resultados concretos.
O secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, conduziu o painel “O novo cenário do turismo em São Paulo: estâncias turísticas, novos MITs e o futuro do planejamento turístico no Estado”, explicando diretrizes e perspectivas para a próxima década.
Encerrando a programação técnica, o painel “Agora somos MIT. E o próximo passo?” reuniu os especialistas José Basílio de Faria, Waldirene Ricanelo e Vanilson Fickert para discutir desafios e oportunidades que surgem após a conquista do título.
Ao final, os participantes foram convidados para um coquetel no maior castelo medieval da América Latina, localizado na Estrada Turística do Morro do Saboó, um dos principais atrativos de São Roque.








