Inúmeras prefeituras de destaque no Brasil estão tendo a oportunidade de conhecer na Espanha as novas tecnologias e tendências em inovação da gestão pública produzida por diversos países.
Focada nesta pauta, Pindamonhangaba, o segundo município certificado como Cidade Inteligente, sustentável e resiliente do Brasil, vem cumprindo durante toda essa semana diversas agendas em visitas técnicas, feiras, workshops, painéis e encontros para firmar parcerias de cidades irmãs. Também estão sendo realizados encontros em centro tecnológico universitário, empresas e entidades ligadas à pauta de direitos humanos.
Sob o comando do prefeito Dr. Isael Domingues, a participação internacional tem o objetivo de absorver boas práticas de ferramentas tecnológicas em diversos setores da gestão para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O maior compromisso está sendo a participação na Smart City Expo World Congress 2023 que é a maior feira de tecnologia do mundo e apresenta soluções para Meio Ambiente, Inovação, Infraestrutura, Sistema Viário e Planejamento Urbano.
“Cidade inteligente não é só tecnologia. Envolve todas as secretarias e por isso estamos aqui com outros gestores e secretários para que possam entender como aplicar a tecnologia no seu ramo”, afirmou o prefeito Dr. Isael Domingues.
Durante a visita a stands da Smart City World Congress, o prefeito e os secretários conheceram, por exemplo, um projeto que une mobilidade e sustentabilidade, através da tecnologia em utilizar energia limpa, com implantação de placas fotovoltaicas em faixa de pedestres e ciclovias, gerando energia e economia para o município.
Para o secretário de Tecnologia e Inovação Danilo Veloso a oportunidade visionária da participação de Pindamonhangaba proporciona ao município a utilização de ferramentas inéditas que possam gerar economicidade. “Nossa cidade está num nível muito acima da média das cidades brasileiras e isso não pode se perder, temos que evoluir cada vez mais. Por isso, participar de eventos como esse nos proporciona uma visão para que possamos administrar melhor com o que se tem, sem correr riscos e ter medidas assertivas. Estamos recebendo muitas informações e queremos levar para Pindamonhangaba as melhores tendências”, afirmou Veloso.
Também presente no evento, o secretário de Finanças e Orçamento Cláudio Marcelo Godoy Fonseca destacou a importância da participação de Pindamonhangaba no evento. “Altamente positivo ter a possibilidade de discutir tecnologias assertivas para fazer diagnósticos e aplicar recursos de forma correta vendo experiências de cidades inteligentes do mundo todo”.
Universidade em Lleida
A agenda da comitiva contemplou uma visita ao município de Lleida, região da Catalunha, onde as autoridades conheceram a Fundação Universitária e foram recebidas pela diretora Marta Iglesias Perramon, que apresentou sistemas de tecnologia desenvolvidos pela instituição.
Na sequência, o prefeito Dr. Isael e parte do grupo foi recebido na Prefeitura local pela vice-prefeita, 1ª tinenta d’alcaldia Begoña Iglesias Delgado, onde discutiram pactos de cidades-irmãs tanto na pauta de Cidades Inteligentes, como no quesito Cidade Antirracista. “O prefeito apresentou material do nosso município e propôs esse intercâmbio e também tive a oportunidade de realizar uma reunião com Anabel Rodriguez Basanta, Diretora Social e Justiça Global da Prefeitura local, fazendo inclusive uma videoconferência com as nossas diretoras da Semufadh em Pinda”, ressaltou o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos João Carlos Salgado.
Boas práticas
Dentre diversos compromissos, a comitiva de Pindamonhangaba participou ainda de visitas técnicas em áreas que são consideradas modelos mundiais na questão de reocupação de áreas degradadas. Na Superquadras/ Transformação Urbana de Glories, as autoridades conheceram os processos de transformação de áreas urbanas e o Distrito 22@ + Superquadra Sant Antoni, um distrito de inovação e tecnologia fruto de um projeto de renovação urbana realizado pela prefeitura a partir de 2000.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto destacou exemplos de sustentabilidade que muitas empresas estão implementando e que podem ser aplicados em Pinda. “Ficamos impressionados em uma visita que realizamos com a visão de oportunidade que se tem aqui por exemplo com a questão da sustentabilidade, onde o cidadão tem um chip e conforme realiza a separação de resíduos vai aumentando sua pontuação transformando isso em recursos financeiros”.
Para a arquiteta Marcela Franco, secretária de Obras e Planejamento, Barcelona é uma cidade muito planejada e com visão empreendedora. “O prefeito foi muito feliz de trazer parte de sua equipe para cá para que possamos abrir a mente e ver de fato a tendência mundial moderna para aplicar no contexto urbano em Pinda. Estamos encantados com ações como ecossistema cicloviário, infraestrutura urbana, qualidade do ar, com menos poluição e menos circulação de carros nas ruas, dentre outras práticas”, afirmou.
“Realmente é um modelo inovador em que o governo transformou o espaço, com projeto incrível de mobilidade com participação de empresas privadas. O governo cede a área e a iniciativa privada recebe o espaço para construir estrutura pública e privada, numa área desocupada e sem utilidade, que passa a ser ocupada comercialmente e também publicamente com espaços para coworking, startups, cursos e outros”, finalizou Dr. Isael.