Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que o voluntariado é um ativo para as organizações sociais

O voluntariado é uma forma de participação cidadã, de solidariedade, de cooperação e de transformação social. As pessoas que se dedicam a fazer o bem sem esperar nada em troca contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.


As organizações sociais são aquelas que atuam em prol de causas sociais, ambientais, culturais, educacionais, entre outras, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas e comunidades que precisam de apoio. Elas dependem de recursos financeiros, materiais e humanos para realizar seus projetos e atividades.


Nesse sentido, o voluntariado é um ativo valioso para as organizações sociais, pois traz diversos benefícios para elas, como: o aumento da capacidade de entrega à sociedade, ampliando o impacto de suas ações, pois ajudam na execução de projetos e atividades.


Eles também trazem um maior alcance de conscientização, por serem agentes multiplicadores das causas e por divulgarem seus trabalhos acabam sensibilizando outras pessoas e empresas que podem vir a apoiar as iniciativas.


Os voluntários podem contribuir para a sustentabilidade financeira das organizações sociais, pois podem captar doações, realizar eventos beneficentes, participar de campanhas e buscar novas parcerias.
Eles levam diferentes conhecimentos, experiências e visões para as organizações sociais, enriquecendo o trabalho em equipe, fortalecendo a criatividade e a inovação.


Os voluntários representam a diversidade da sociedade em termos de gênero, idade, etnia, classe social, orientação sexual, entre outros aspectos. Eles promovem a inclusão e o respeito às diferenças nas organizações sociais.


E de forma geral os voluntários fortalecem os laços comunitários e a confiança social, pois criam redes de apoio mútuo, de cooperação e de solidariedade. Eles também formam uma nova sociedade, baseada em novos padrões de convivência.


Portanto, o voluntariado tem que ser visto como um ativo das organizações sociais, pois ele é essencial para o cumprimento da missão, da visão e dos valores dessas instituições. E nunca é demais lembrar que a maioria das organizações nasceram do trabalho voluntário. O voluntariado é uma forma de expressar o amor ao próximo e ao planeta, e de construir um mundo melhor para todos.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista, radialista e consultor. Voluntário como palhaço hospitalar há 17 anos,
fundador da ONG Canto Cidadão, consultor associado para o voluntariado da GIA Consultores para América Latina e sócio da empresa de consultoria Comunidea.

    Construindo cidadania

    cmcmultimidia
loader-image
Pindamonhangaba, BR
18:49, pm, junho 21, 2024
temperature icon 21°C
céu limpo
Humidity 56 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais