A adoção é uma alternativa para que os cães e gatos resgatados tenham uma nova história de vida. Esses animais carregam histórias muitas vezes difíceis e que precisam ser ressignificados através do amor e do cuidado, e a adoção traz consigo inúmeras possibilidades de laços familiares que se completam entre si. Cada adoção responsável significa uma vida salva e um animal a menos sofrendo maus tratos ou com fome e sede e a falta de carinho e segurança que as ruas oferecem.
Muitos animais vivem a vida inteira em abrigos e lares temporários aguardando uma família, ou por serem velhos demais, ou grandes demais, com uma patinha a menos, entre outras coisas que nós julgamos serem obstáculos para a adoção, e que na verdade pode ser uma oportunidade de conhecer o amor em sua forma mais sincera e gratificante. Por isso, uma das formas de encontrarmos um tutor ou uma família amorosa para os bichinhos, são as feiras de adoção, que diversas instituições da cidade realizam.
Uma delas que realiza essas feiras é o abrigo municipal Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais) que cuida de animais carentes. Temos também ONGs, como o Adote, que tem como foco a adoção responsável. Temos também a Associação Jaya, que é fruto do trabalho de uma protetora muito importante em Pinda, que dedicou sua vida aos resgates. Em Moreira César, temos o projeto Assis, que começou seus resgates com o Assis, um cachorro que usava cadeira de rodas, e a instituição segue até hoje lutando contra o abandono. Além de diversos outros projetos e trabalhos voluntários que fazem com que muitos animais tenham a oportunidade de viver melhor. Por isso, as feiras de adoção são tão importantes para os bichinhos, é a chance que eles têm de ganhar uma família e ter uma nova história de vida, cheia de amor e carinho como merecem.