Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Policiais Militares da Força Tática e Polícia Ambiental do 5º BPM/I serão agraciados com ‘Medalha Guardião de Pindamonhangaba’

O Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba recebeu nesta terça-feira, 09 de dezembro, as discussões, debates e análises dos projetos, requerimentos e moções da Ordem do Dia e do Expediente que constavam na 44ª sessão ordinária. Os Substitutivos e Projeto de Decreto Legislativo elencados foram aprovados. Os Projetos de Lei que foram incluídos também receberam aprovação dos vereadores. Os demais itens como requerimentos, moções e indicações também foram confirmados em votação unânime do plenário.

O Substitutivo nº 50/2025 ao Projeto de Lei Ordinária nº 303/2025, do vereador Carlos Moura – Magrão, que “Dispõe sobre a aceitação de receitas oftalmológicas emitidas por profissionais da rede privada para fins de fornecimento gratuito de óculos às pessoas em situação de vulnerabilidade social no município de Pindamonhangaba”, foi o primeiro item da Ordem do Dia analisado pelos parlamentares. Foi aprovado por unanimidade.

A confirmação de aprovação autoriza o Poder Executivo Municipal a aceitar receitas oftalmológicas emitidas por médicos da rede privada, para fins de fornecimento gratuito de óculos às pessoas comprovadamente em situação de vulnerabilidade social, nos termos desta Lei, sendo que a validade da receita deverá ser de, no máximo, seis meses da data de sua emissão contendo o nome completo e CRM do profissional responsável, a data da consulta, a assinatura do médico e os dados completos da prescrição óptica. O autor do projeto enfatiza que o objetivo é corrigir uma limitação que vem prejudicando o acesso de pessoas em situação de vulnerabilidade ao fornecimento gratuito de óculos pelo município.

Na sequência, o plenário deliberou pela aprovação – por 10 votos – do Substitutivo nº 56/2025 ao Projeto de Lei Ordinária nº 318/2025, do vereador Professor Felipe Guimarães, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade de comunicação ao Conselho Tutelar dos casos de violência no ambiente escolar, inclusive automutilação e suicídio, no município de Pindamonhangaba, e dá outras providências”.

A aprovação estabelece – em seu artigo 1º – que os estabelecimentos de ensino público e privado localizados em Pindamonhangaba ficam obrigados a notificar o Conselho Tutelar acerca de ocorrências de violência física, psicológica ou sexual no ambiente escolar envolvendo estudantes; casos identificados ou suspeitos de automutilação, tentativa de suicídio ou suicídio consumado entre os estudantes e a relação de alunos que apresentarem índice de faltas superior a 30% do limite permitido por lei ou regimento escolar, como potencial indicador de risco social ou psicológico. A comunicação ao Conselho Tutelar deverá ser feita em até 48 (quarenta e oito) horas após o conhecimento do fato. O objetivo é fortalecer a rede de proteção à infância e à adolescência no município ao estabelecer a obrigatoriedade de comunicação ao Conselho Tutelar sobre casos de violência, automutilação, tentativa de suicídio e outras situações de risco identificadas no ambiente escolar.

Fechando a pauta oficial da Ordem do Dia, os vereadores aprovararam – por unanimidade – o Projeto de Decreto Legislativo n.º 34/2025, do vereador Carlos Moura – Magrão, que “Concede a Medalha Guardião de Pindamonhangaba”. Nos termos do Decreto Legislativo nº 25/2025, os Policiais Militares 2º Sargento PM Marcos, da 2ª Companhia do 5º BPM/I; Cabo PM Bento, da Equipe de Força Tática do 5º BPM/I; Soldado PM Teixeira, da 4ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Ambiental de Taubaté serão agraciados com a honraria pela pronta e exemplar atuação no salvamento de uma criança de apenas 1 ano e 6 meses, que se encontrava em parada respiratória por afogamento devido a secreções, na cidade de Pindamonhangaba, na noite do dia 27 de outubro de 2025.

O Plenário da Câmara decidiu incluir 3 Projetos de Lei para votação na Ordem do Dia. Inicialmente, o PLO n.º 380/2025, que “Dispõe sobre a ampliação de vagas do emprego Oficial de Administração no quadro da Prefeitura de Pindamonhangaba”, foi apreciado e aprovado por 8 votos a 2. As vagas para o citado emprego serão providas por concurso num total de 10.

Logo em seguida, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária n.º 381/2025, do Poder Executivo, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a transferir recursos financeiros, para o exercício de 2026, às Organizações da Sociedade Civil Assistenciais, a título de subvenção social e auxílio e dá outras providências”. A concessão da subvenção social será formalizada através de termo apropriado, conforme previsto na Lei Federal nº 13.019/2014, com destinação exclusiva e específica ao custeio da Organização da Sociedade Civil subvencionada, em conformidade com o Plano de Trabalho aprovado pela Comissão de Análise de Projetos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA.

A terceira e última inclusão foi o PLO n.º 382/2025, do Executivo, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a transferir recursos financeiros, para o exercício de 2026, às Organizações da Sociedade Civil Assistenciais, a título de subvenção social e auxílio e dá outras providências”. A concessão da subvenção social e auxílio de que trata esta Lei será formalizada através de termo apropriado, conforme previsto na Legislação Federal, em conformidade com o Plano de Trabalho aprovado pela Comissão de Análise de Projetos do Conselho Municipal do Idoso – CMI.

Durante a plenária, a Câmara de Pindamonhangaba, por meio do Decreto Legislativo nº 26/2025, de 12 de novembro de 2025, de autoria do vereador Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola, concedeu a Comenda “Emílio Ribas” ao médico, escritor e historiador, Dr. José Lélis Nogueira, em reconhecimento à sua dedicada atuação na medicina, educação, preservação histórica e cultura do município.

A Câmara de Pindamonhangaba também outorgou ao jornalista Luis Claudio Carvalho Antunes o título de ‘Cidadão Pindamonhangabense’. A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo n.º 22/2025, de 24 de setembro de 2025, cuja autoria é do vereador Rogério Ramos. Luis Claudio Carvalho Antunes foi agraciado com o título pelos relevantes serviços prestados ao município de Pindamonhangaba.

Na sessão, diversas moções de congratulações foram entregues pelos vereadores. O vereador Professor Everton concedeu a honraria às seguintes pessoas: ginastas Alice Lopes Oliveira, Ana Laura Domingos Barbosa da Silva, Ana Beatriz Fernandes Rosa, Heloisa Carvalho Ferreira, Nathany Notario Morais e Técnica Bruna Rocha da Conceição. Também receberam a moção as ginastas Giulia Monti Bonucci Penafiel, Melissa Miyuki Rodrigues Takeda, Maria Luiza Vasques Alves e a técnica Simone Cristina Barboza Ferreira Rosa.

Por sua vez, o vereador Professor Felipe Guimarães entregou a Moção de Congratulações nº 329/2025 à atleta Emanuella Cabral Cardoso, pelos excelentes resultados alcançados ao longo do ano de 2025.

O vereador Carlos Moura – Magrão concedeu Moções de Congratulações aos seguintes atletas: Paulo Rogério Souza de Jesus, pela brilhante participação e conquistas alcançadas no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu onde sagrou-se Campeão Mundial de Jiu-Jitsu – categoria Master 5, faixa azul, peso pesado, além de conquistar o título de Vice-Campeão Mundial de Jiu-Jitsu – faixa azul absoluto; Luciana Siqueira Paulo, pela destacada participação na Ultramaratona dos Anjos, no estado de Minas Gerais, conquistando o 3º lugar geral da prova; Bruna Alves Toledo, pelo brilhante desempenho e pela conquista do título de campeã na prova dos 15K, durante a Venus Women’s Half Marathon; Giseli Dias dos Santos, pela conquista do 3º lugar no Circuito Oscar Fila, realizado em São José dos Campos; Carla Evelin de Oliveira Santos, pela brilhante conquista no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, sagrando-se campeã mundial em sua categoria, conquistando o título de bicampeã mundial no peso e alcançando ainda o 2º lugar no absoluto e Isabella Alves Romeiro, pela conquista do 3º lugar na competição da prova de 3 Tambores durante o Taubaté Expo Rodeio.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
07:35, am, dezembro 14, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 145

Tribuninha N° 145

12 de dezembro de 2025
Edital 10381

Edital 10381

12 de dezembro de 2025
Edição 10381

Edição 10381

12 de dezembro de 2025

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio