
Em ação conjunta com a Defesa Animal, a Polícia Civil de Pindamonhangaba realizou na tarde da última segunda-feira (24) a averiguação de uma residência no bairro Cidade Nova, após denúncias de maus-tratos envolvendo uma moradora com indícios de transtorno de acumulação compulsiva.
A equipe, autorizada por mandado judicial, encontrou um ambiente insalubre, com roupas e materiais de reciclagem que dificultavam a circulação. No local, estavam dois cães presos em correntes, com carrapatos, sem alimentação adequada e mobilidade comprometida. Também foi encontrado um galo sem alimento e água.
A investigada foi conduzida à delegacia, onde foi instaurado inquérito. Ela perdeu a guarda dos animais e foi proibida de adquirir novos. De acordo com a veterinária Fernanda Mussi, da Defesa Animal, o apoio da Polícia Civil e o mandado judicial foram fundamentais para o desfecho do caso. A responsável responderá pelo crime de maus-tratos.
O boletim de ocorrência foi encaminhado à Polícia Militar Ambiental, que aplicará multa administrativa no valor de R$ 3 mil por animal apreendido.
A veterinária destacou: “Pessoas com transtorno de acumulação compulsiva devem ser encaminhadas para atendimento psicossocial.” Além da Defesa Animal, foram acionados os setores de Controle de Vetores, Vigilância Sanitária e Assistência Social. Os animais foram levados ao CEPATAS, onde receberão os cuidados necessários.