A fábrica Gerdau, de Pindamonhangaba, tem apresentado melhora na produção. A empresa realizou o pagamento da primeira parcela da PLR (Participação nos Lucros e Resultados), maior que o ano passado, tem mantido os empregos na cidade e tem boas perspectivas. A informação é do Sindicato dos Metalúrgicos e do relatório financeiro da companhia divulgado na semana passada.
O pagamento da PLR ocorreu no dia 24 de julho e injetou cerca de R$ 12,6 milhões na economia, R$ 3,3 milhões a mais que na mesma parcela do ano passado, um aumento de 35%.
No dia 31 de julho, a empresa apresentou o resultado financeiro referente ao 2º trimestre, com resultados positivos sobre o setor de aços especiais, ao qual a unidade de Pinda faz parte. O Ebitda ajustado (lucro antes de juros e impostos) teve aumento de 23,2%. Segundo a empresa, no Brasil, o volume de vendas neste setor aumentou 14,6% no trimestre, favorecido pela gradual retomada do setor automotivo do país.
Ela citou dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), de que a produção de veículos pesados, como caminhões e ônibus, nesse primeiro semestre, foi 39,4% superior em relação ao mesmo período do ano passado. A Gerdau de Pinda emprega cerca de 2.500 trabalhadores e atua no ramo do aço com foco no ramo automotivo.