
O ano de 2025 está consolidando o ritmo crescente do desenvolvimento urbano que vem sendo registrado em Pindamonhangaba. O mercado de lançamento de novos empreendimentos residencial, comercial ou empresarial segue aquecido no município que registra em apenas um ano 19 protocolos de aprovação de projetos.
Somente no ano de 2025, cinco loteamentos foram aprovados ou estão em fase de aprovação junto à Secretaria de Obras e Planejamento e Graprohab. Outros 14 projetos de loteamentos seguem em análise na Comissão de Parcelamento do Solo da Prefeitura de Pindamonhangaba.
Segundo a Prefeitura, a tramitação de protocolos de aprovação de loteamento ou de licenciamento de construções seguem rito prioritário com celeridade nos prazos para que a economia do município seja aquecida com novos investimentos.
Para o secretário de Obras e Planejamento, Engenheiro Mateus Moraes, os números confi rmam o comprometimento com os investidores que estão atuando em nossa cidade, com agilidade e prioridade nas aprovações. “É importante que nossa secretaria esteja sempre lado a lado com os investidores para o crescimento do município”.
A diretora de Planejamento Luciana Yui destacou a importância da modernização da legislação que traz segurança aos empreendedores. “Temos uma legislação urbanística atualizada, de acordo com as necessidades do município e da região, proporcionando ao construtor/investidor diversas modalidades de parcelamento do solo urbano e de edifi cação”.
Novos Loteamentos
Pindamonhangaba vem passando por uma grande transformação e 2026 promete ser um ano de aquecimento do mercado da construção civil. Confi ra os locais dos novos investimentos que irão aquecer a economia da cidade:
Estrada do Atanázio – Distrito de Moreira César
Importante ligação entre o Distrito e a região do Feital, a Estrada do Atanázio está recebendo dois grandes investimentos. O loteamento Roccafranca terá 391 lotes de uso misto (residencial e comercial) de 175m² numa área total de mais de 166 mil m². A região receberá também o loteamento Empresarial de Acesso Controlado VTO com 186 lotes que variam de 500 a 6.500 m² numa área total de 261 mil m².
Bairro Boa Vista
Dois grandes empreendimentos residenciais irão fomentar o desenvolvimento urbano na região da Boa Vista, na av. Theodorico Cavalcante de Souza (acesso a Campos do Jordão). No fi nal da avenida, está nascendo o Quinta da Boa Vista, loteamento residencial de acesso controlado com 277 imóveis com tamanho de 200 a 375 m² e na antiga área da indústria Coca-Cola um novo edifício com 300 apartamentos, em dois blocos, será lançado em breve.
Edifício Sagrados Corações
Em frente à sede da Polícia Militar, dois blocos de apartamentos, totalizando 160 unidades, terão em breve o início da construção fomentando a construção vertical no município.
Fazenda Santa Isabel
A expansão residencial também vem benefi ciando a área rural do município. Na Estrada José Benedito Marcondes Vieira (Pinda-Lagoinha), um novo loteamento com imóveis de 500m² está sendo lançado para venda de 232 lotes residenciais, numa área de 136 mil m².
Outros Condomínios Verticais aprovados
Cidade Jardim – L2Agrotec – 20 unidades
Socorro – Luiz Marcos da Silva – 96 unidades
Campo Alegre – Incorporadora França / SKF – 34 unidades
Galega – Roma Edifi cações – 16 unidades
Bosque – Planun Construtora – 32 unidades
Alto Tabaú – Monet Empreendimentos – 36 unidades
Seguem em análise na Secretaria de Obras e Planejamento outros projetos de condomínios verticais como no bairro do Feital (Enza Construções), Parque da Nações (Planun Construtora) e região leste (GER Empreendimentos)
Expansão Industrial
O segmento industrial também vem se aquecendo com as aprovações de novas expansões e de licenciamento para expansões de empresas já instaladas no município. “Esses projetos também são analisados com toda celeridade pois estão diretamente ligados à geração de emprego e renda e impulsionam o mercado da construção civil e também do segmentos industrial”, afi rmou o secretário Mateus Moraes.
O destaque deste ano foi a aprovação do projeto de implantação da indústria Hitachi Energy com 47 mil m² de área construída, que está em execução às margens da Via Dutra no Distrito de Moreira César. Outro investimento aprovado que está em curso é a ampliação da Total Energies, no Distrito Industrial Dutra, com nova construção de mais de 5 mil m².
Para o prefeito Ricardo Piorino, Pindamonhangaba vem seduzindo empresários e investidores, “superando nossas expectativas quanto a atração de novos projetos seja no setor industrial, comercial ou no segmento imobiliário, demonstrando que mantendo esse ritmo seremos uma das cidades que mais cresce no Brasil”.








