O Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira, conhecido como IDEB – um indicador do governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas do país – foi divulgado na última semana, e Pindamonhangaba melhorou sua posição no ranking.
O Ensino Fundamental (fase inicial até o 5º ano) mostra a evolução da Educação Municipal, e Pinda avançou de 6,3 para 6,5. Entre os 10 maiores municípios do Vale do Paraíba, Pinda é vice-líder no ranking, graças às ações inovadoras e assertivas executadas nos últimos anos pela Secretaria Municipal de Educação.
A Escola Municipal Maria Aparecida Arantes Vasques (Mombaça) foi a que obteve a maior média entre as 41 escolas da rede municipal, atingindo 7,6 de pontuação, seguida pela Escola Isabel do Carmo Nogueira (bairro Crispim) com 7,4, que, aliás, teve a evolução mais significativa, com avanço de 13,85%, pois saltou de 6,5 em 2019 para os 7,4 de 2023.
O IDEB tem variação numa escala de 0 a 10 pontos, cruzando informações de taxa de aprovação e fluxo escolar com as notas de uma avaliação nacional de português e matemática, realizada para estudantes do 2º e do 5º ano do ensino fundamental.
Já no Ensino Fundamental II – Rede Estadual, do 6º ao 9º ano, o reflexo de uma base sólida da educação municipal refletiu em boa colocação para o município de Pindamonhangaba, com nota 5,5, também pontuando na vice-liderança entre as 10 maiores cidades do Vale do Paraíba, atrás de São José dos Campos, que pontuou 5,6.
As escolas estaduais com melhor colocação foram Ismênia Monteiro de Oliveira (Res. Andrade), com 6,9 pontos, e Eunice Bueno Romeiro (Pasin), com 6,7 pontos.
Na avaliação sobre o Ensino Médio, a pontuação de Pindamonhangaba também foi positiva, com 4,6, garantindo também a vice-liderança entre as 10 maiores cidades do Vale do Paraíba, atrás somente de Guaratinguetá, com 4,8. A ETEC João Gomes Araújo, com 5,9, e a Escola João Pedro Cardoso, com 5,3, foram as duas escolas melhores pontuadas.
Para a secretária de Educação, Luciana Ferreira, os dados refletem o trabalho desenvolvido na cidade nos últimos anos. “São muitos os desafios da educação, em especial da pública. A pandemia da Covid-19 solicitou a ressignificação urgente das práticas. Um exemplo concreto é a adequação das aulas presenciais para as plataformas online e/ou atividades impressas, diminuindo o tempo de aula e as relações estabelecidas entre os pares como as promovidas pelos encontros presenciais. E o resultado desse período evidenciou um declínio no resultado dos índices da educação em todo território nacional. Para superar as dificuldades expressadas na aprendizagem, várias ações precisaram ser colocadas em prática, exigindo o trabalho sistemático de toda a comunidade escolar (profissionais da educação e famílias). Oficinas no contraturno escolar, Projeto Mais Aprendizagem – onde se tem dois professores por sala, prioritariamente nas turmas de alfabetização, entre outras práticas. Estamos muito felizes com o avanço dos resultados de Pindamonhangaba, pois espelham o trabalho qualificado e a dedicação de todos os envolvidos. Esse resultado representa o empenho de todos os profissionais da educação, da dedicação dos professores, das equipes de funcionários e equipes de apoio, bem como é o reflexo direto dos investimentos da Prefeitura em Educação e também da participação e comprometimento dos pais, que têm acompanhado e monitorado a situação dos filhos e nos ajudam muito no processo educacional. É um grande trabalho em equipe.”