Pindamonhangaba continua firme na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da chikungunya. A Prefeitura iniciou o ano com treinamento da Secretaria de Saúde para médicos e enfermeiros e, nesta semana, o vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos Rafael Goffi convocou representantes de setores envolvidos para a primeira reunião da Sala de Situação de Combate às Arboviroses.
Até o fechamento desta reportagem, a cidade contava oficialmente com 1 caso de dengue em Pindamonhangaba e por isso mesmo o secretário teve a iniciativa de começar as ações preventivas.
Nesta primeira reunião, foram iniciadas as discussões e decisões multidisciplinares. Junto com o vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos Rafael Goffi, o subprefeito de Moreira César José Carlos Gomes “Cal”, o secretário de Segurança Pública Coronel Paulo Henrique, o secretário adjunto de Administração João Gontijo, a secretária adjunta de Saúde Roberta Faria, o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde André Pereira, o diretor de Limpeza Pública e Resíduos Nilton Carlos Eugenio, a diretora administrativa da Secretaria de Governo, Tânia D’Avila, a diretora do Departamento de Comunicação Maria Fernanda Munhoz, a assessora do gabinete do Prefeito Samantha Nize, o assessor da Subprefeitura Luiz Alexandre e o responsável pelo Controle de Vetores Ricardo da Costa Manso.
Durante a reunião, foram destacadas a importância da limpeza dos terrenos, da fiscalização e da denúncia por parte dos munícipes do descarte irregular de lixo, para que a Prefeitura possa aplicar as sanções necessárias. Também foi abordada a necessidade de todos os setores da sociedade e da gestão trabalharem em conjunto para conscientização da população, a fim de acabar com os criadouros do mosquito. Por parte do Departamento de Comunicação, já está sendo desenvolvida uma nova campanha sobre o tema.
As reuniões da sala de situação serão realizadas mensalmente, sendo a próxima no dia 14 de fevereiro, contando com as presenças ainda dos representantes da Secretaria de Educação e de Meio Ambiente.
“Para combater a dengue e a chikungunya de forma eficaz, é essencial a integração entre diversos setores. As equipes de limpeza da Subprefeitura e a Secretaria de Governo devem trabalhar juntas, assim como as escolas municipais, que podem envolver as crianças na conscientização. A Secretaria de Segurança tem um papel importante ao punir o descarte irregular de lixo, enquanto a Secretaria de Administração ajuda na notificação de terrenos baldios. As campanhas da Secretaria de Comunicação mantêm a população informada e engajada, e a Secretaria de Saúde, integrando também as equipes de saúde básica, garante um acompanhamento contínuo. A união de todos é fundamental para enfrentar o mosquito Aedes aegypti e proteger nossa cidade”, avaliou o vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos Rafael Goffi.