
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo, recebeu a validação para continuar no Mapa do Turismo Brasileiro 2024. A vigência do cadastro no Sistema do Ministério do Turismo é de um ano, e o município deve renovar o seu cadastro após o vencimento em 3 de maio de 2025.
Este cadastramento no Mapa do Turismo confere ao município os certificados do Programa de Regionalização do Turismo e para o Conselho Municipal de Turismo, ambos com validade de um ano. Pindamonhangaba foi classificada na categoria B, entre cinco categorias possíveis (A, B, C, D e E), o que indica bons indicadores econômicos no setor de turismo.
“A categoria B indica que nosso município possui bons indicadores econômicos no setor e é extremamente positivo para a cidade. A inserção na plataforma federal permite que o município esteja integrado aos programas do governo federal e estadual,” explicou o diretor de Turismo, Fabio Vieira.
Pindamonhangaba faz parte da região turística da Mantiqueira Paulista junto com outras cinco cidades: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento de Sapucaí, Monteiro Lobato e São José dos Campos (distrito São Francisco Xavier).
O Mapa do Turismo é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas. Ele define a área prioritária para o governo federal trabalhar. Para um município participar do Mapa do Turismo Brasileiro, é necessário comprovar a existência de um órgão ou entidade municipal responsável pelo turismo, dotação orçamentária destinada ao turismo, um prestador de serviço turístico regular no Sistema de Cadastro (CADASTUR), um conselho ou fórum municipal de Turismo ativo, e apresentar um termo de compromisso assinado pelo prefeito e o dirigente responsável pela pasta de Turismo.
“Estar no Sismapa deixa a cidade em destaque e com maior visibilidade dentro do trade turístico, trazendo benefícios econômicos, culturais e sociais, promovendo o crescimento do turismo,” afirmou o diretor de Turismo.