
Pindamonhangaba será palco de mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento Paralímpico a partir desta terça-feira (6). A capacitação, voltada para profissionais de educação física, ocorre na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, no Parque São Domingos, até o dia 9 de maio.
A iniciativa, promovida pelo Governo de São Paulo, é resultado da parceria entre as Secretarias Estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes. Serão disponibilizadas 200 vagas para professores de educação física da rede pública e privada, estudantes do último ano da graduação em educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas, como clubes, entidades e associações.
Os interessados podem se inscrever pelo site ou diretamente no local do curso, durante o período das aulas, conforme a disponibilidade de vagas. Ao final da qualificação, os participantes receberão certificado.
O programa, que passou por Santa Isabel em sua edição anterior, tem como objetivo fomentar o esporte paralímpico, oferecendo capacitação técnica com base teórica e prática em diversas modalidades, como atletismo, futebol de cegos, halterofilismo, natação, tênis de mesa, vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas e goalball.
Programa de Desenvolvimento Paralímpico
Criado em 2021, por meio de parceria entre as secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, o programa já capacitou mais de 10 mil profissionais de educação física em mais de 100 etapas, em 70 municípios no estado de São Paulo. Em 2024, o Programa realizou 36 etapas em diversas cidades no estado, com mais de 4,2 mil participantes certificados. Este ano, Pindamonhangaba será o oitavo destino do programa.