A abertura do 45° FESTE acontece nesta sexta-feira (10), no Teatro Galpão, às 20h, com o grupo Cia Azul Celeste, de São José do Rio Preto, apresentando o espetáculo “Tudo à Fazer”. O 45° Festival Nacional de Teatro é organizado pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e tem grande relevância para a cultura local e regional. Para os espetáculos que acontecerão no Teatro Galpão e na Estação Cidadania, será necessário que o ingresso seja retirado, na bilheteria, com uma hora de antecedência.
“Este ano, o FESTE reserva um destaque especial que nos enche de orgulho. Ao final de 2022, conquistamos o título de primeiro patrimônio imaterial municipal, um feito celebrado com alegria e emoção”, afirmou o secretário de Turismo e Cultura, Alcemir Palma.
Segundo a sinopse do espetáculo “Tudo à Fazer”, este será um encontro inusitado, com potência de alterar o curso da história. Num beco, próximo à saída de serviço de um teatro, duas pessoas dialogam sobre questões alusivas ao próprio teatro e confrontam pensamentos acerca da existência, gerando um embate filosófico sobre o ser e o não-ser.
Espetáculos de Sábado:
No sábado (11), a programação do FESTE começa a partir das 7h30, na Praça Monsenhor Marcondes, onde o grupo Hare Krishna, da Fazenda Nova Gokula, irá realizar o “Ratha Yatra Desfile pela Paz”. Às 15h, no Bosque da Princesa, o grupo Damião e Cia de Campinas trará o espetáculo “Atenção, respeitável público!”, também com classificação livre, em que as palhaças Brigite Margô e Begônia apresentam esquetes cômicas baseadas na tradição brasileira circense de picadeiro. Para encerrar o dia, às 20h, o Teatro Galpão será palco do espetáculo “Show De Variedades Ilícitas”, apresentado pelo grupo Klaus Arrependimentos Artísticos de São José Campos, com classificação indicada para maiores de 16 anos. Segundo a sinopse, o palhaço Klaus e seus parceiros de estrada, a irmã Gorete e o Medusa se reencontram para apresentar um show irreverente com humor sarcástico, mágicas ilícitas e música quase autoral.
Espetáculos de Domingo:
No domingo (12), às 15h, no Bosque da Princesa, o Grupo Teatro do Imprevisto de São José dos Campos apresentará o espetáculo “No Quintal do Mundaréu”, uma experiência teatral para todas as idades. Segundo a sinopse, Maria é uma menina que não quer nascer porque o mundo não é receptivo para as mulheres. Temendo as violências do mundo, ela passa os dias numa rede tecida com o cordão umbilical e confronta quem tenta convencê-la a sair da barriga de sua mãe. Já às 20h, no Teatro Galpão, o grupo Trupe Investigativa Arroto Cênico de Nova Iguaçu/RJ trará o espetáculo “Candelária”, recomendada para maiores de 14 anos. Segundo a sinopse, Candelária, com dramaturgia de Karla Muniz Ribeiro e direção de Madson Vilela, é um espetáculo manifesto que perpassa pela temática do racismo estrutural do Brasil e é resultado de uma pesquisa cênica sobre a Chacina da Candelária. A programação completa pode ser conferia no site https://www.pindamonhangaba.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.