
Os novos integrantes do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat) tomaram posse nesta segunda-feira (1/9), em cerimônia realizada na sede da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas. O novo presidente do Conselho será o arquiteto Victor Hugo Mori. Já na vice-presidência, Mariana de Souza Rolim foi reconduzida ao cargo.
O Condephaat é um órgão vinculado à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, responsável pela proteção, preservação e valorização dos bens culturais materiais e imateriais. Criado em 1968, o Conselho desempenha um papel importante na salvaguarda de monumentos, edificações, sítios arqueológicos, paisagens e manifestações culturais imateriais que fazem parte da história e identidade paulistas.
A posse dos novos integrantes foi conduzida pela Secretária da Cultura do Estado de São Paulo, Marília Marton, que tem atuado de forma ativa na preservação dos patrimônios. Mais informações sobre a diretoria empossada podem ser obtidas no site oficial da Secretaria de Cultura: https://www.cultura.sp.gov.br/sec_cultura
O evento foi restrito a convidados e contou com a presença dos representantes do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural, Arquitetônico e Ambiental de Pindamonhangaba: a presidente Ana Maria Guimarães Iadelucca e o arquiteto Milton Nishida, responsável pelo projeto arquitetônico da “Casa do Engenheiro” e do Centro Cultural que está sendo construído no Parque da Cidade.
“Foram enviados convites para entidades e Conselhos atuantes para esta posse e nosso Conselho foi um dos poucos escolhidos. Importante frisar que Pindamonhangaba e Mogi das Cruzes são as cidades que vêm atuando com mais ações”, destacou a presidente Ana Maria.
Ela lembrou ainda que, na semana anterior, o conselho municipal recebeu a visita do Condephaat para acompanhar o andamento do restauro da Igreja São José. “Nossa atuação no Conselho desde 2025 é muito significativa e patrimônio é uma das ações que compõem o interesse turístico, título que recebemos recentemente”, complementou, referindo-se ao MIT – Município de Interesse Turístico, conquistado por Pindamonhangaba após cumprir uma série de requisitos ligados ao turismo, cultura, patrimônio e economia criativa.
“Nosso Conselho tem uma composição de conselheiros significativa pelo lado civil, com nomes como Edarge Marcondes, Cássia Vilela, Paulo Molnar, Susana Ribeiro, Rosana Dalle, José Luiz Gândara Martins e eu, que estamos juntos por mais de 10 anos. Do poder público, a mais atuante é a secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura, Rebeca Guaragna”, destacou Ana Maria.
“Para nós, o convite para o evento de posse da nova diretoria representou um reconhecimento de nosso trabalho e dedicação pelo patrimônio de nossa cidade”, comemorou a presidente.