Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Pindamonhangaba celebra o Mês da Consciência Negra com programação cultural, rodas de diálogo e apresentação do totem interativo de João do Pulo

A Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, por meio das Secretarias da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cultura e Comunicação, em parceria com representantes e lideranças da comunidade negra, promoveu, no último dia 20 de novembro, uma ação comemorativa ao Dia da Consciência Negra, realizada no Humano – Espaço de Identidades. O evento integrou a programação do Mês da Consciência Negra no município, reunindo atividades culturais, religiosas e empreendedoras que valorizaram a herança africana e o protagonismo da população negra.

O projeto é resultado de um conjunto de ideias apresentadas por representantes do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, que foram levadas à Prefeitura e transformadas em um mês inteiro de representatividade, homenagens e memória, dedicado a reconhecer e valorizar a história, a cultura e as contribuições da população negra para o município e para o país.

A programação contou com pontos cantados de Umbanda, que emocionaram o público em um momento de fé, canto e conexão ancestral. Em seguida, a apresentação de capoeira atraiu uma expressiva participação de capoeiristas, mestres e visitantes, seguida pelas apresentações de moçambique e da tradicional Congada de São Benedito de Pindamonhangaba, manifestações que celebraram a força e a beleza das tradições afro-brasileiras.

Durante todo o dia, o Humano – Espaço de Identidades recebeu um grande público, que acompanhou as atividades, rodas de conversa e momentos de refl exão sobre ancestralidade, resistência e valorização da cultura negra.

Além da programação artística e cultural, o evento marcou um momento histórico para o município: a primeira apresentação do totem interativo em homenagem ao esportista, embaixador do município e herói da pátria, João do Pulo. O equipamento utiliza recursos audiovisuais para se comunicar com o público, apresentando fatos marcantes da trajetória do atleta, reconhecido mundialmente por sua superação e conquistas. A novidade foi recebida com entusiasmo e simboliza o início de uma nova etapa de valorização da memória e da representatividade negra em Pindamonhangaba.

O evento também contou com estandes de empreendedores negros, com exposição e venda de produtos, artigos e artesanatos relacionados à cultura afro-brasileira, fortalecendo o empreendedorismo local e a economia criativa.

Durante o evento, houve falas de autoridades e lideranças locais, como a secretária da Mulher, Família e Direitos Humanos, Magda Félix, a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, o presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Benedito Sérgio Irineu, a diretora de Direitos Humanos, Letícia Aparecida de Souza, e o assessor Allan Portes Bastos, representante do Sinapir (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) no município.

Os discursos ressaltaram a importância do fortalecimento das políticas públicas de igualdade racial e da construção de uma sociedade mais justa, plural e respeitosa. “O Dia da Consciência Negra é um momento de refl exão, reconhecimento e reafirmação de que o respeito, a dignidade e a igualdade são valores que devem orientar todas as nossas ações”, destacou a secretária Magda Félix.

Para a secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, a herança africana é fundamental. “A cultura negra não é um item separado, mas sim parte da própria espinha dorsal da identidade brasileira. A arte, a história e o protagonismo da população negra são o alicerce vivo de quem somos como nação. Reconhecer o Mês da Consciência Negra é honrar a nossa própria história”, afirmou Rebeca.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
03:42, am, novembro 26, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio