Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Pinda vai lançar projeto esportivo para crianças com deficiência

O projeto vai trabalhar a socialização e também outros aspectos para que o corpo esteja em movimento

As Secretarias da Mulher, Família e Direitos Humanos, juntamente com a Secretaria de Esportes e Lazer, realizaram uma reunião na última semana com representantes de grupos como Mães de Azul (pais de pessoas com autismo), T21Pinda (pais de crianças e adolescentes com síndrome de Down), presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ivonete Santos, comissão da OAB dos Direitos da Pessoa com Deficiência e psicólogas convidadas. O encontro teve como foco discutir um projeto piloto de iniciação esportiva voltado para crianças e adolescentes com deficiência.

O projeto, chamado de “Iniciação Esportiva”, será desenvolvido no CT Luiz Caloi e tem como objetivo inicial atender crianças e adolescentes de 8 a 13 anos. O secretário de Esportes e Lazer, Everton Chinaqui, destacou que o projeto não apenas trabalhará a socialização, mas também promoverá o desenvolvimento motor, equilíbrio, percepção visual e cinestésica, contribuindo para o desenvolvimento global dos participantes.

Além disso, as secretarias envolvidas promoverão um curso de capacitação para os professores de Educação Física, com o intuito de aprimorar a qualidade da educação esportiva oferecida aos alunos, buscando uma abordagem mais inclusiva e qualificada.

O projeto piloto visa proporcionar um atendimento inclusivo ao público-alvo, passando por avaliações periódicas para ajustar a demanda, horários e estratégias. O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, ressaltou a importância do esporte como ferramenta de inclusão, pois além de promover a convivência, também auxilia no desenvolvimento dos participantes, tornando o projeto piloto relevante para a implementação de políticas públicas direcionadas às crianças e adolescentes com deficiência.

Os secretários afirmaram que o projeto piloto permitirá maior acesso e participação de crianças e adolescentes com deficiência, atendendo a um pedido das mães presentes na reunião. As responsáveis pela execução e organização do projeto, Leticia Souza e Marita Squassi, estarão trabalhando em conjunto com os participantes da reunião para avaliar e ajustar o projeto conforme necessário, comunicando eventuais modificações a todos os envolvidos.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
19:04, pm, setembro 15, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 103

Tribuninha N° 103

12 de setembro de 2025
Edital 10333

Edital 10333

12 de setembro de 2025
Edição 10333

Edição 10333

12 de setembro de 2025

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio