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Pinda vai fechar 2025 com atendimento inédito de 51 mil pessoas no transporte da saúde

O setor de transporte de pacientes da Prefeitura de Pindamonhangaba deve fechar o ano de 2025 com 13 mil viagens para fora da cidade e mais de 51 mil pessoas atendidas. O número representa um aumento expressivo em quantidade de viagens, 54,8% a mais, e em quantidade de pacientes, 70% a mais, se comparado ao fechamento do ano de 2024, quando foram 30 mil pacientes em 8.400 viagens – mostrando que houve elevação na quantidade de viagens e de pacientes atendidos e melhora da efetividade do serviço – o que reduz custos proporcionais.

Têm direito ao serviço todos os pacientes que precisam fazer exames, consultas, cirurgias e, principalmente, tratamento fora da Pindamonhangaba, em outros municípios autorizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A maior parte das viagens são para Taubaté, São José dos Campos, Caraguatatuba, Aparecida, São Paulo, além de Guaratinguetá, Lorena, Guarulhos, Santo André, São Bernardo do Campo, Itapira, Barretos, Ribeirão Preto, Bauru, Campinas, Sorocaba, Mogi das Cruzes, entre outras.

Além disso, de modo excepcional, o serviço também atende moradores de Pindamonhangaba que se acidentam em viagens ou a trabalho em outros municípios e precisam retornar à cidade depois de alta médica ou hospitalar.


Transporte para pacientes dentro da cidade

Também é oferecido transporte para pacientes que precisam se deslocar dentro de Pindamonhangaba. Neste caso são utilizados os próprios ônibus da Viva Pinda. Para isso, basta o paciente comparecer no posto de saúde de referência alguns dias antes do procedimento e fazer a solicitação da recarga do cartão do transporte para ele e para o acompanhante, se for o caso.

Nesta modalidade de atendimento foram ofertadas 55 mil passagens em 2024 e a Prefeitura deve fechar o ano de 2025 com 72 mil passagens, beneficiando mais de 30 mil pacientes.

O prefeito Ricardo Piorino afirmou que a saúde deve ser prioridade. “Cada paciente merece um tratamento adequado de acordo com o seu procedimento. Conhecemos as dificuldades e a complexidade do serviço, porém a cada dia evoluímos e melhoramos o atendimento oferecido à população. Este ano vamos fechar com mais de 51 mil pessoas beneficiadas com transporte para fora da cidade e outras 30 mil pacientes com transporte dentro do município. Todos recebendo um transporte digno e adequado”, destacou.


Embarque e desembarque na casa do paciente

Os pacientes do transporte da saúde são embarcados na porta da casa ou no local escolhido por eles mesmos. Além disso, os pacientes com qualquer deficiência física, mental ou sensorial, menores de idade, idosos ou com comorbidades podem levar acompanhante. Em alguns casos são autorizados até dois acompanhantes, a depender do grau, da complexidade e do estado de saúde de cada um, ou se tratando de recém-nascido.

Um dos pacientes que usa o transporte com frequência é Antonio Carlos da Silva, de 71 anos, morador de Moreira César. Com cinco cirurgias, sendo uma delas uma amputação na parte inferior da perna direita há 5 anos, em decorrência de complicações de diabetes tipo 1. Ele faz vários tratamentos de saúde, a maior parte do Hospital das Clínicas, em São Paulo. “Vou duas vezes por semana e sempre com o transporte da saúde. Me pegam em casa e me devolvem em casa. O tratamento que recebo dos motoristas e de todo mundo que trabalha no transporte da saúde é excelente”, afirmou.

Ele relata que “cada dia é uma situação diferente. Chego no hospital bem cedo e faço meu tratamento. Cada dia tem um ou mais atendimentos para fazer de diabetes, de rins, de coração, ortopedia, fisioterapia. Assim que terminam meus procedimentos eu entro no carro e volto para Pinda. Só tenho a agradecer”.

Assim como ele, a paciente Maria Juliane Santos Alves, de 27 anos, moradora do Taipas também faz uso do transporte. Com lúpus, ela faz vários tratamentos em Pindamonhangaba e outras cidades da região. Em 2020, devido à complexidade do tratamento de sua doença, ela passou a ser atendida na rede HRim, em São Paulo, e desde maio deste ano está no Hospital São Paulo. “Vou quatro vezes por semana. Minha mãe é minha acompanhante. O motorista nos pega entre 2 e 4 horas da manhã em casa porque tenho que estar bem cedo em São Paulo. Segunda-feira passo no nefrologista, terça no reumatologista, quarta no obstetra e quinta no laboratório diabético. Em cada ida para São Paulo fico cerca de 4 horas em tratamento no hospital. Durante esse período eu mando mensagens para o motorista informando sobre a previsão de saída. Quando termina o atendimento, entramos no carro e voltamos para casa. Não sei o que seria do meu tratamento sem o transporte da saúde”, relatou.

Grávida de 7 meses, o tratamento de Maria Juliane entra em uma fase mais delicada neste período. “Temos que ter muito mais cuidado nesta reta final devido ao meu estado de saúde. Com o meu bebê, Rafael, está tudo bem, mas devido à doença que eu tenho, eu preciso ficar muito atenta e dependo deste transporte por nossa saúde”, frisou Maria Juliane.


Mega estrutura reduz tempo de espera

Para atender à crescente demanda, a Prefeitura dispõe de oito ambulâncias (sendo uma UTI), 12 vans com plataformas elevadas para pacientes com baixa mobilidade ou deficiência física, além de 15 carros baixos (carro de passeio).

Por ter muitos veículos para o serviço, o tempo de viagem do paciente é menor – oferecendo mais comodidade para todos. “Temos uma grande frota disponível e somos capazes de otimizar as viagens, fazendo com que o tempo de deslocamento e o tempo total de viagem, de ida e volta, seja menor. Isso garante mais qualidade e tranquilidade para o paciente”, disse a secretária de Saúde de Pindamonhangaba, Andreia Martins.

Uma das responsáveis pelo agendamento, a gestora de unidade Viviane Laurindo explicou que, mesmo com uma grande oferta “os horários de embarque e de retorno ocorrem de acordo com os horários de atendimento de cada paciente, as instituições de destino, os bairros e horário de liberação de cada um. Podemos ter dois pacientes agendados para o mesmo hospital ou clínica em São Paulo ou Barretos, por exemplo, para procedimentos no mesmo horário ou em horário próximo e a liberação de um paciente pode demorar mais que outra por determinação ou atividade da unidade de saúde ou da equipe médica. Isso é uma situação normal dentro da rede”.


Fim de semana e feriado

Além dos agendamentos para dias úteis, o transporte da saúde também atende pacientes aos finais de semana e feriados para solicitações pré-agendadas e pedidos de altas de qualquer cidade do Estado, com remoção feita no mesmo dia do pedido. “Nenhum paciente com alta aos finais de semana fica sem transporte ou precisa passar o final de semana na instituição aguardando o primeiro dia útil”, completou a secretária Andreia Martins.


Transplantes garantidos

Para os casos de pacientes de transplantes, o setor de transporte da saúde disponibiliza um veículo para pronto-atendimento, 24 horas, atendendo imediatamente a solicitação da instituição que vai realizar o procedimento dentro do prazo estipulado. “É uma ação emergencial, a qual temos que levar o paciente imediatamente para o hospital de referência para ele receber o órgão. Isso porque o órgão a ser transplantado tem uma validade muito curta fora do corpo humano”, explicou Andreia Martins.


Ajuda de custo

Pacientes que precisam de viagens com distância superior a 50km de distância recebem uma ajuda de custo para alimentação. O benefício é estendido também aos acompanhantes.

A solicitação deve ser feita diretamente no transporte da saúde e vale para o paciente e para o acompanhante.


Como solicitar o transporte

Para solicitar o agendamento, o paciente deve comparecer, com no mínimo dois dias úteis de antecedência, presencialmente, ao setor de transporte da saúde (Rua Major José dos Santos Moreira, 615, próximo ao Pronto-Socorro), ou na Subprefeitura de Moreira César com o guia de marcação do procedimento, RG, CPF e comprovante de endereço.

Para os casos em que o paciente apenas tem conhecimento do procedimento no dia anterior, é preciso comparecer no setor de transporte da saúde para verificar a possibilidade de um encaixe.

Os pacientes residentes em bairros rurais ou distantes também podem solicitar diretamente no posto de saúde de sua referência.

Após agendamento, o paciente recebe um protocolo com informações para confirmação do horário de embarque. A confirmação deve ser feita pelo telefone 3644-5221 ou somente através de mensagens de whatsapp (não atende ligação), pelo número (12) 99680-5889, das 14 às 17 horas. Caso o paciente não consiga confirmar dentro do horário estipulado, ele poderá ir até o transporte da saúde (portaria funciona 24h) ou ligar para o telefone 3644-5521.

No dia e horário de embarque o paciente deve estar no local indicado e aguardar o veículo.

Para o retorno, o paciente receberá as instruções com o contato telefônico para comunicar sua liberação e deverá aguardar no local combinado, o mesmo que desembarcou.

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Pindamonhangaba, BR
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