
Após realizar os serviços de fundação para construção do Centro de Reabilitação do Parque das Palmeiras, a Prefeitura iniciou a fase de alvenaria de embasamento, com a instalação dos blocos de concreto e canaletas por onde vão passar tubulações de energia e esgoto. Ao término desta fase, a empresa vencedora da licitação (ADM Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas) vai realizar trabalhos internos e levantar paredes.
O secretário de Obras e Planejamento, eng. Mateus Moraes, informou que o CER Parque das Palmeiras fica em uma área com cerca de 5 mil m² e terá 1.847 m² de área construída. A unidade terá 10 consultórios clínicos e também um consultório para neurologista, um para ortopedista, um para otorrinolaringologista, um consultório de enfermagem, quatro salas de terapia infantil, quatro salas de terapia adulto, sala de estimulação precoce, sala de atividade de vida diária, cabine de audiometria, salão de cinesioterapia e mecanoterapia, além de espaço de convivência, recepção, sanitários, vestiários, copa para funcionários, área externa e estacionamento.
O valor do investimento é de R$ 7,7 milhões, por meio de convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde, via Programa de Aceleração do Crescimento.
Sobre o Centro Especializado em Reabilitação
O Centro Especializado em Reabilitação será um ponto de atenção ambulatorial especializada dentro da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD).
A secretária de Saúde, Andreia Martins, explicou que o objetivo é realizar diagnóstico e tratamentos, concessão, adaptação e manutenção de tecnologias assistivas (órteses, próteses e meios de auxílio à locomoção). “Serão ações que visam promover a habilitação e reabilitação dos pacientes com enfoque biopsicossocial e autonomia individual. O público-alvo são pessoas com deficiência, em qualquer faixa etária, que necessitam de reabilitação especializada”.
Ela ressaltou que o CER não se limita ao município, mas atenderá a uma população de referência que abrange uma região de saúde específica, conforme o planejamento e a organização do SUS em cada estado.
O prefeito Ricardo Piorino afirmou que o CER do Parque das Palmeiras vai transformar Pindamonhangaba em referência em reabilitação para o Brasil. “Teremos um Centro de Reabilitação ultramoderno, com equipamentos de última tecnologia e profissionais capacitados. Vamos oferecer reabilitação física, reabilitação auditiva e reabilitação intelectual, via serviços pactuados entre a Prefeitura e a Diretoria Regional de Saúde. O CER Parque das Palmeiras será habilitado como nível III e abrigará serviços de ponta para a população que precisar de atendimento”.
A expectativa é concluir a unidade até abril de 2027.








