Jornal Tribuna do Norte

>> Ir para site antigo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pinda recebe visita do IPHAN para tombamento federal do Palacete 10 de Julho

Divulgação. A visita busca fazer registros do Palacete para o tombamento federal

Pindamonhangaba recebeu, nesta terça-feira, dia 4 de julho, visita dos técnicos do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para vistoriar o Palacete 10 de Julho. A arquiteta Eneida Ferraz, a museóloga Patrícia Ferroni e André Bazzanella, chefe da Casa do patrimônio do Vale do Paraíba, foram recebidos pelo secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.


A visita teve como objetivo fazer os últimos registros para o processo de tombamento federal que vem desde o final dos anos 60 do Palacete 10 de Julho, que já é tombado pelo CONDEPHAAT. O acompanhamento, a apresentação do prédio como sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Departamento de Cultura e Turismo e o Arquivo Histórico foi feita pelo secretário Alcemir.


O prédio se destaca por sua beleza e técnica construtiva do final século XIX. Também foi possível constatar pelos técnicos todas as etapas para a pintura da área externa que teve início em junho e com previsão de término em oito meses.


“Futuramente, teremos o primeiro imóvel tombado pelo IPHAN. Isso representa uma proteção para este patrimônio histórico de nossa cidade. Atualmente, o Palacete já é tombado em nível estadual”, explicou Alcemir. “Ficamos felizes em saber que o processo de tombamento está na sua fase final, e com isso esperamos ter o primeiro imóvel reconhecido pelo seu valor histórico e arquitetônico em nível nacional”, finalizou o secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura.

Pindamonhangaba, BR
00:14 am, maio 18, 2024
19°C
céu limpo

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais