A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba recebeu dois prêmios por atingir indicadores selecionados para os menores índices de Transmissão Vertical do HIV e/ou Sífilis. O ‘Prêmio Luiza Matida é conferido aos municípios do estado de São Paulo que se destacaram nos trabalhos de combate à transmissão vertical das doenças. No caso de Pindamonhangaba, foi atingido 100% de ausência de transmissão vertical para o HIV em crianças e 90% para sífilis congênita. Ambos os prêmios consideram uma série de fatores, que avaliam não apenas a transmissão, mas o acompanhamento das gestantes antes do parto, com consultas, exames, tratamento e orientações.
Os dois prêmios de Pindamonhangaba foram entregues no fim de outubro durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: “Reduzir a desigualdade social contribui para eliminar a sífilis congênita”. A ação foi realizada pelo Programa Estadual de IST/Aids-SP em parceria com a Atenção Básica e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
Foram selecionados 263 municípios do estado de São Paulo para premiação, e Pindamonhangaba ficou entre os 30 primeiros em serviços de excelência. Os prêmios foram recebidos pela coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais, Suely Alves, que representou o prefeito Dr. Isael Domingues e a Secretária de Saúde, Silvia Mendes.
Suely destacou os trabalhos de Pindamonhangaba, “que são de excelência em diversas áreas da Secretaria de Saúde, desde acolhimento, tratamento e prevenção, que são pilares desenvolvidos no setor de Infectologia”. Ela também elogiou todos os profissionais de saúde da cidade e todo o apoio fornecido pela Prefeitura de Pindamonhangaba.