O bairro do Jardim Rezende vai receber serviços de nebulização contra dengue nesta sexta-feira (8) e no sábado (9). A ação da equipe do Setor de Controle de Vetores da Prefeitura de Pindamonhangaba visa combater a dengue. Paralelamente, outra equipe vai seguir com trabalhos de bloqueio no Araretama.
“Nesses últimos dias concentramos esforços no Araratama e região do São Benedito e Galega. Planejamos nossas ações de acordo com a necessidade de cada bairro em virtude dos casos da doença”, disse o responsável pelo setor de Controle de Vetores, Ricardo Costa Manso.
Além dos serviços técnicos sob responsabilidade da Secretaria de Saúde, a Prefeitura também realiza ações de limpeza em ruas e áreas verdes. Em Moreira César existem equipes que estão atuando há cerca de 15 dias.
“São trabalhos da Subprefeitura em parceria com o Exército na região da Vila São Benedito, Vila São João, Vila São José e Pasin, e que tem propiciado aos moradores a limpeza de entulho proveniente de quintais. Os moradores colocam os itens inservíveis nas calçadas e nós fazemos a remoção”, explicou o subprefeito Nilson Luis.
O bairro do Castolira também recebe atenção especial de equipes da Secretaria de Governo, cujos serviços foram iniciados na última semana e já contabilizaram mais de 30 caminhões de entulho do bairro.
O diretor de Limpeza Pública e Resíduos, Nilton Carlos Eugênio, afirmou que “o objetivo é manter a cidade limpa. Além da limpeza das ruas e áreas verdes, também separamos os itens que podem ser reciclados, aliando nossa ação com serviço ambiental”.
De acordo com ele, a limpeza na região do Castolira deve continuar nos próximos dias, quando haverá uma reunião com a Saúde para avaliação de qual bairro deve receber os serviços.
A secretária de Saúde, Silvia Mendes, destacou que a Prefeitura tem feito ações em conjunto entre várias secretarias para potencializar as ações de combate à dengue.
“Temos várias áreas atuando contra dengue, como as equipes da Subprefeitura, Secretaria de Governo, as equipes do Controle de Vetores e outros parceiros. Chegamos esta semana a 5.023 casos da doença e outras duas mortes. Lamentamos muito essa situação. Precisamos que a população também faça sua parte e mantenha os quintais limpos, eliminando água parada para acabarmos com os criadouros do mosquito transmissor da dengue”.