Em uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, com patrocínio da Novelis, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realização do Instituto Asta, começou, na última quinta-feira (9), um treinamento gratuito voltado para cerca de 20 artesãos locais. O objetivo é capacitar esses profissionais em exposição, design e sustentabilidade.
Sob a orientação do designer de produto Renato Imbroisi, o treinamento terá duração de seis meses, com encontros a cada 15 dias, das 9 às 12 horas, no Palacete 10 de Julho. Serão oferecidas oficinas práticas e teóricas, fornecendo gratuitamente aos participantes os recursos necessários para o desenvolvimento de suas habilidades.
Além das sessões práticas, os artesãos também participarão de uma residência criativa, onde terão a oportunidade de interagir diretamente com designers de produtos, promovendo uma troca de experiências que resultará na criação de novos elementos artesanais. O treinamento também inclui um componente empreendedor, oferecendo aos participantes ferramentas para fortalecer seus negócios e visão de futuro.
A iniciativa busca valorizar o artesanato local, promovendo sua tradição e inovação, ao mesmo tempo em que incentiva práticas sustentáveis. Para o Instituto Asta, que está envolvido na organização do projeto, essa iniciativa é uma forma de valorizar o artesanato brasileiro e capacitar as artesãs, garantindo não apenas a preservação da cultura tradicional, mas também sua evolução e relevância no cenário contemporâneo.