Pindamonhangaba foi palco, na última sexta-feira (26), de um evento promovido pela Secretaria de Saúde na Praça Monsenhor Marcondes, como parte das ações do movimento ‘Janeiro Branco’. O objetivo foi debater e conscientizar sobre a importância da saúde mental nas relações humanas.
Com o tema “O que você acha que sua cidade pode fazer para melhorar sua qualidade de vida?”, a 11ª edição do movimento brasileiro pela Saúde Mental buscou promover atividades tanto no Brasil quanto no exterior. A Praça Monsenhor Marcondes sediou uma série de atividades voltadas ao público em geral. Entre elas, yoga, reiki, auriculoterapia, quick massagens, arteterapia e escuta com psicólogos.
“Janeiro é historicamente um período de reflexões pessoais e planejamento de vida, sendo propício para avaliar passado, presente e futuro das relações humanas”, afirmou a Coordenadora da saúde mental, Alicia Onate. “Incluímos atividades para crianças para destacar a importância de abordar o tema desde cedo”, enfatizou Caroline Rosolem, coordenadora da Atenção Especializada. “Temos que aprender a cuidar da nossa saúde mental e dar prioridade aos momentos de cuidado e manutenção dela”, concluiu Caroline.
Desde 2014, a Campanha Janeiro Branco, idealizada pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, tem se dedicado a construir uma cultura de saúde mental na sociedade. Em sua 11ª edição em Pinda, a iniciativa visa a promover a psicoeducação e a criar a consciência dos cuidados voltados às necessidades psicossociais da saúde mental.