Os sensores de temperatura, umidade e pressão instalados pela Prefeitura de Pindamonhangaba em maio deste ano estão emitindo sinais de alerta devido ao calor intenso e a baixa umidade do ar.
Por meio de um sistema de inteligência artificial alimentado por energia solar, Pindamonhangaba mede e emite alertas de ondas de calor. Na manhã da quarta-feira (20), por exemplo, houve alerta em três pontos da cidade que possuem o sistema instalado pela Secretaria de Tecnologia, Inovação e Projetos da Prefeitura.
No paço municipal, a temperatura chegou a 33.6°C, com umidade relativa do ar em 32,5%; no Trabiju, Pinda possui sensores que emitem alerta de temperatura e umidade, registrando 35,8°C com 35,5% de umidade; e na UPA de Moreira César, o índice mais alarmante de calor atingiu 38,5°C, aliado à baixa umidade do ar, apenas 20,5%.
O alerta foi emitido nos sistemas da Prefeitura, incluindo o aplicativo oficial da cidade, o Pindamonhangaba APP – lançado oficialmente nesta quarta-feira (20).
Para evitar problemas de saúde, a Secretaria de Saúde orienta a população a seguir dicas simples, como: evitar exposição ao sol entre as 11h e 16h; usar roupas de cor clara e confortáveis; evitar atividades físicas sob o sol; cuidar da hidratação e ter sempre uma garrafa de água à mão, mesmo em casa; dar preferência a alimentos frescos, frutas e verduras; ficar em locais com sombras; aplicar protetor solar no rosto, braços, pernas e em demais áreas expostas do corpo; usar óculos escuros, bonés e chapéus; manter ambientes domésticos e de trabalho bem ventilados; em veículos sem ar-condicionado, deixar as janelas abertas.
A utilização desses sensores e sistemas de alerta auxilia na proteção da população em dias de calor intenso, prevenindo problemas relacionados ao calor excessivo.