Pindamonhangaba participou do II Fórum de Conselhos Municipais de Patrimônio Cultural 2024, realizado no dia 4 de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A cidade foi representada pelo secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura, Alcemir Palma, pela presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Ana Maria Guimarães Iadeluca, e por Rita de Cássia Ribeiro Vilela e Silva, todos integrantes do Conselho Municipal.
Na ocasião, foi informado que brevemente será lançado o Sistema Estadual de Patrimônio, bem como haverá uma plataforma com informações sobre os conselhos municipais e bens tombados no estado. Também foram discutidos os avanços ocorridos com relação ao CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo em 2024.
Na segunda parte do encontro, foram feitas duas palestras sobre as experiências de mecanismos de defesa dos patrimônios das cidades de Santos e Mogi das Cruzes. Processos de inventário, incentivos fiscais para preservação dos imóveis, educação patrimonial, interação com os Planos Diretores e processos de tombamentos locais foram alguns dos temas abordados.
“O anúncio de um Sistema Estadual de Patrimônio fortalece a rede de pessoas e instituições que têm o patrimônio histórico como elemento central para a preservação da memória dos paulistas”, analisou Alcemir Palma.