Um dos temas importantes discutidos no Smart City Expo World Congress de Barcelona foi “Direitos Humanos na era Digital”, que inclusive foi pauta em uma mesa redonda de conversas com espaço aberto para apresentação de ações e contou com a presença de representantes de vários continentes. Além de apresentarem as ações desenvolvidas, discutiu-se a importância do tema, destacando que direitos humanos e tecnologia devem caminhar lado a lado.
A América do Sul foi representada por Carlos Zander, de Niterói-RJ. Também participaram os secretários de Pindamonhangaba, João Carlos Salgado (Direitos Humanos) e Claudio Fonseca (Finanças), que, com inglês fluente, intermediou o contato inicial com os demais integrantes da mesa. “Após os eventos, nos reunimos com representantes da mesa e apresentamos algumas das diversas ações desenvolvidas em Pindamonhangaba, fato que já gerou um convite para que o município seja incluído em um programa internacional e no guia para implantação de direitos digitais”, contou o secretário João Carlos, destacando que as ações serão desenvolvidas em conjunto com a Secretaria de Tecnologia.
No mesmo período em que o secretário João Carlos Salgado participava da feira, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, lançava o projeto “Cidadania Digital Humanizada” para alunos do EJA da Escola Municipal João Kolenda, no Bem Viver, com o objetivo de capacitá-los para o uso efetivo das mais diversas plataformas digitais como um direito humano fundamental, garantindo acesso igualitário à informação e fortalecendo sua participação ativa na sociedade.