Pindamonhangaba está participando da 22ª edição da Semana Nacional de Museus, que este ano traz o tema “Museus, Educação e Pesquisa”. A escolha do tema, proposto anualmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para o Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, apresenta uma reflexão sobre a fundamental atuação dos museus como impulsionadores de educação e pesquisa. A Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba apoia a iniciativa, que é realizada no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
Em 2024, o foco da Semana Nacional de Museus é a utilização dos espaços como fonte de pesquisas, e conta com a parceria da Universidade de Taubaté, grande fomentadora de pesquisa sobre o Vale do Paraíba. “As ações da Semana Nacional de Museus foram pensadas para despertar a visão acadêmica, por isso todos alunos de todas faculdades da nossa cidade e região e pesquisadores são chamados a participar conosco. É um convite para fazermos desse museu e do acervo municipal fonte de pesquisa e contribuir para o registro da história municipal de forma robusta”, explicou o gestor cultural Mauro Celso Barbosa.
Em Pindamonhangaba, a programação começou na terça-feira (14) com uma mesa redonda sobre educação patrimonial com Rachel Duarte Abdala, Nathália Maria de Novaes Victor e Juraci Conceição de Faria. Na quarta-feira (15), terá a palestra “Justiça e Museologia: restituição de bens culturais e o papel de museus”, com Thales Vargas Gayean. Na quinta-feira (16), haverá uma mesa redonda intitulada “Equipamentos Culturais Como Fonte de Pesquisa Acadêmica” com Suzana Lopes Salgado Ribeiro, Pedro Brígido Correia e Michael Santos Silva. Toda a programação acontece às 19h30 e é aberta à população.
Além dessa programação, o Museu segue com exposições destacando a Mostra África e o 6º Salão de Humor. O museu fica aberto de terça a domingo, das 9 às 17 horas.