A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, irá promover a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, marcada para 21 de janeiro de 2025. Com o tema “Emergência Climática e os Desafios da Transformação Ecológica”, o evento, que está previsto para acontecer na Faculdade Anhanguera, será um espaço de diálogo, aprendizado e construção de soluções para os problemas relacionados às mudanças climáticas.
A conferência, que será aberta ao público, permitirá que a população maior de 16 anos contribua diretamente para a formulação de propostas que integrarão a Política Nacional sobre Mudança do Clima. Além disso, serão eleitos delegados que representarão a cidade na etapa estadual, em março, e na etapa nacional, programada para maio.
Os debates serão organizados em torno de cinco eixos temáticos:
Mitigação – Estratégias para redução da emissão de gases de efeito estufa;
Adaptação – Prevenção de riscos e preparação para desastres, com ênfase na redução de perdas e danos;
Justiça Climática – Enfrentamento das desigualdades sociais no contexto climático;
Transformação Ecológica – Descarbonização da economia com foco na inclusão social;
Governança e Educação Ambiental – Incentivo à participação social e ao controle comunitário.
“O evento será uma oportunidade para a comunidade local contribuir ativamente para um futuro mais verde e sustentável”, afirmou a Servidora Pública e Engenheira Ambiental e Sanitarista, Silvia Vieira Mendes. Ainda segundo a profissional, “a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente reafirma a posição de Pindamonhangaba como uma cidade engajada na luta contra as mudanças climáticas e na construção de soluções ecológicas e inclusivas”, finalizou.