
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da equipe de Controles de Vetores da Secretaria de Saúde, segue reforçando as medidas de prevenção contra a dengue e acidentes com escorpiões no município. Mesmo com a queda nas temperaturas, casos pontuais de dengue ainda vêm sendo registrados, especialmente nos bairros Vale das Acácias, Araretama, Campinas, Centro, Castolira e Maricá.
Para conter a transmissão, estão sendo realizados Bloqueios de Controle de Criadouros, com visitas casa a casa, incluindo também áreas rurais. O trabalho consiste na eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e na orientação direta aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar novos criadouros.
Entre os dias 25 e 29 de agosto, a cidade participa da Semana Estadual de Prevenção aos Acidentes com Escorpiões, promovendo diversas ações educativas. A programação inclui uma exposição na Praça Monsenhor Marcondes, palestras em escolas municipais e atividades de busca ativa de escorpiões vivos nos bairros com maior índice de ocorrências.
De acordo com o coordenador do setor de Controle de Vetores, Ricardo da Costa Manso, esse é um momento de reforçar a conscientização. “Apesar da diminuição dos casos de dengue, a transmissão não acabou. Além disso, estamos entrando em um período de atenção redobrada para os acidentes com escorpiões. Nosso trabalho é preventivo, mas só terá resultados efetivos com o apoio da população na eliminação de criadouros e no cuidado com o ambiente doméstico”, destacou.