A Prefeitura de Pindamonhangaba está iniciando as primeiras ações do ‘Projeto Antonieta’ – que visa despertar a conscientização das pessoas sobre a proteção, posse responsável e o respeito aos animais.
Nesta quarta-feira (22), a Prefeitura realizou a pintura de pegadas de animais entre as faixas de trânsito na região da Praça Monsenhor Marcondes. O objetivo é despertar o interesse pela causa animal e sensibilizar os motoristas a respeitarem a travessia de animais. Além da região da praça Monsenhor Marcondes, a Prefeitura vai realizar a pintura de faixas em outros locais de grande circulação na cidade, dentre eles avenidas centrais e também em Moreira César, Araretama, Cidade Nova, dentre outros.
A ação é coordenada pelo gabinete do prefeito Ricardo Piorino, juntamente com o Fundo Social de Solidariedade, Secretaria de Comunicação e Eventos, e conta com apoio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito.
O logotipo do projeto foi inspirado na cadela Antonieta, que foi resgatada pelo prefeito Ricardo Piorino e pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Patrícia Amadei, em 2023. Durante um passeio, eles encontraram o animal abandonado, com graves problemas dentários, cheio de feridas na pele e outras condições críticas de saúde. A cadela foi levada a uma clínica veterinária para cuidados necessários e tratamento. Ao ser liberada, ela foi adotada pelo casal e virou um símbolo de amor e carinho da família com os animais.
Com base na história de força e resistência da Antonieta, Ricardo Piorino e Patrícia Amadei decidiram criar uma ação que visa a proteção de todos os animais e, com isso, nasceu o Projeto Antonieta.
“A Antonieta representa muito para nós. Sente quando estamos chateados, tristes. Ela nos conforta, nos enche de amor. Ela tem temperamento dócil, é alegre, educada, adora ficar no colo e brincar, principalmente com crianças. Ela é nossa melhor amiga. Com base em todo o sentimento por ela e tudo que passamos com ela, principalmente após vê-la sofrendo e se recuperar, decidimos criar um projeto e estender, ampliar esse nosso amor pela Antonieta a todos os animais da cidade”, explicou Patrícia Amadei.
Ricardo Piorino disse que “falar do que a Antonieta representa em nossa vida é muito difícil, pois só nós sabemos o que passamos e o que sentimos por ela. Mas acredito que todo mundo que tem um animal de estimação, que tem o seu cachorro, o seu gato, sabe que aquele animalzinho é um membro da família, é parte da história de cada um. Quem chega em casa e é recebido pelo cachorro, quem brinca com os cachorros, pega no colo, brinca com o gato, quem vê como os animais são queridos pelas crianças, só quem vive isso sabe exatamente o que é ter um animal. Assim, batizamos nossa causa de proteção animal de Projeto Antonieta. Mas o projeto é mais amplo, vai ter muitas ações voltadas também à posse responsável, cuidados necessários, respeito, saúde animal, e muito mais”.