A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente / Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, está realizando o censo para o saneamento rural no município. Os trabalhos começaram em novembro e devem ser concluídos até o final de dezembro de 2024, com foco na zona rural.
Até as 15 horas do dia 2 de dezembro, os agentes responsáveis visitaram 53 imóveis, mas conseguiram permissão para entrar em apenas 28. A Secretaria de Meio Ambiente informou que os funcionários estão devidamente uniformizados e identificados com crachá. A pasta destacou a importância da coleta de dados, que serão fundamentais para o diagnóstico e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Rural.
A programação das visitas em campo será divulgada semanalmente, e além disso, faixas serão fixadas em locais estratégicos nas comunidades rurais, e um “carro de som” fará a comunicação prévia nos bairros que receberão os pesquisadores.
O diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Rafael Lamana, explicou que o objetivo do trabalho é realizar um diagnóstico do saneamento rural, que será essencial para a elaboração do plano. Esse plano visa reunir informações precisas para propor a extensão ou implantação da rede pública de saneamento básico, ou ainda, a criação de sistemas alternativos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O Plano de Saneamento Rural é financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos e tem como objetivo proporcionar benefícios ambientais ao município. Ele também ajudará a buscar investimentos para a melhoria da qualidade de vida na zona rural, alinhando-se com as metas do marco do saneamento básico.