As equipes do setor de Controle de Vetores da Secretaria da Saúde de Pindamonhangaba já realizaram mais de 140 mil visitas domiciliares e nebulizou mais de 40 mil casas desde o início do ano para eliminar o mosquito causador da dengue e da chikungunya. Em virtude da quantidade de casos em algumas regiões, alguns imóveis receberam serviços mais de uma vez.
Dez bairros receberam intervenções com UBV Veicular Pesada, e agora a Secretaria da Saúde intensifica o trabalho ‘Casa a Casa’, com maior incidência em Moreira César, Araretama, Jardim Regina, além de outras áreas como Jardim Eloyna, Bosque e Centro. Além disso, Pindamonhangaba também está realizando tratamento químico com inseticidas em locais com grande quantidade de criadouros do mosquito, como ferros-velhos, borracharias, sucatarias, cemitérios e casas de acumuladores notificados.
Contemplando as ações permanentes, Pindamonhangaba participou ativamente da Semana Nacional de Mobilização Contra o Mosquito, que chegou ao fim na quinta-feira (14). A ação teve como objetivo intensificar a conscientização e mobilização para o combate à dengue e à chikungunya. “Durante essa semana, o Controle de Vetores da Secretaria da Saúde reforçou suas ações de prevenção, com atividades e palestras educativas nas escolas, visitas de orientação e postos de atendimento, como mesas instaladas na Praça Monsenhor Marcondes para dialogarem diretamente com a população sobre o combate”, explicou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.
De acordo com ele, a colaboração da população durante a mobilização foi fundamental para o sucesso da campanha, mostrando o engajamento de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti.