A Prefeitura de Pindamonhangaba aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, uma iniciativa lançada pelo Ministério da Educação em junho de 2024. O objetivo do pacto é erradicar o analfabetismo e elevar o nível de escolaridade da população a partir dos 15 anos, que não completou o ensino fundamental ou médio.
A principal meta do pacto é combater o analfabetismo e ampliar a oferta de educação para jovens, adultos e idosos que não concluíram suas etapas escolares. Para facilitar o acesso à educação, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, abrirá matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) a partir de 13 de janeiro de 2025.
As inscrições poderão ser feitas em diversos pontos da cidade, como na Secretaria de Educação, localizada na Rua General Júlio Salgado, nº 996, no Tabaú, além de polos no Crispim e Araretama. As vagas serão oferecidas tanto para quem já é alfabetizado quanto para quem ainda precisa aprender a ler e escrever, com o objetivo de proporcionar uma nova chance para aqueles que interromperam seus estudos por diferentes motivos.
A secretária de Educação de Pindamonhangaba, Luciana Ferreira, destacou a importância da ação. “Estamos comprometidos em oferecer novas oportunidades para que jovens e adultos retomem seus estudos, contribuindo para a inclusão, a dignidade e o desenvolvimento de nossa cidade. A educação transforma vidas, e este pacto reforça nosso compromisso em erradicar o analfabetismo e promover a qualificação educacional para todos”, afirmou.
Com essa ação, Pindamonhangaba promove a inclusão social e busca transformar a realidade dos cidadãos por meio do acesso à aprendizagem.