
A Secretaria de Educação de Pindamonhangaba está com inscrições abertas para as matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2025. A iniciativa integra o pacto nacional pela superação do analfabetismo e qualificação da educação de jovens e adultos, que visa aumentar o acesso à educação e elevar o nível de escolaridade da população.
Podem se matricular na EJA pessoas com idade a partir de 15 anos e que não tenham completado o Ensino Fundamental I. A educação oferecida é voltada para adolescentes, jovens, adultos e idosos que buscam uma nova oportunidade de aprendizado. Para efetuar a matrícula, os interessados devem comparecer a um dos polos educacionais da cidade com os documentos necessários, como RG e comprovante de residência.
Os pontos de inscrição são as secretarias nos bairros Centro, Araretama, Terra dos Ipês e Cidade Nova. Da mesma forma, estas regiões abrigam os locais de ensino.
Uma das novidades deste ano é a ampliação do atendimento em Moreira César e no Cidade Nova, com o objetivo de expandir o acesso à educação nessas áreas. De acordo com a Secretária de Educação, Luciana de Oliveira Ferreira, essa ampliação é um reflexo do esforço contínuo da pasta em garantir uma educação de qualidade para todos.
“O Pacto EJA é mais do que uma iniciativa contra o analfabetismo. Se trata de porta para um futuro com mais oportunidades e igualdade. Estamos trabalhando para que cada vez mais pessoas possam retomar seus estudos e reescrever suas histórias”, afirmou a secretária.
Interessados em mais informações podem entrar em contato com as secretarias dos polos educacionais para realizar a matrícula e garantir sua vaga.