Na tarde da última quinta-feira, dia 21, o auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba foi palco para a abertura oficial do 1º Festival Multicultural Mov. Ocupa, reunindo autoridades locais e estaduais, representantes de organizações e a comunidade para discutir e promover ações práticas em prol do meio ambiente. O evento, organizado pelo Instituto Sabiá, marcou um importante passo na integração entre cultura, sustentabilidade e governança, conectando políticas públicas a iniciativas concretas.
A cerimônia contou com a presença da deputada estadual Marina Helou (Rede), autora da Lei 17.806/2023, que regulamenta a gestão de resíduos em eventos no Estado de São Paulo. A deputada destacou o papel do festival como ferramenta de conscientização. “O Festival é uma forma prática de se comunicar com as pessoas. Através das vivências propostas, podemos mostrar para todo mundo a urgência e a importância de cuidarmos do meio ambiente. Parabenizo o Instituto Sabiá por essa iniciativa que conecta políticas públicas a ações diretas na comunidade”, afirmou.
O evento também marcou a entrega do Diagnóstico Municipal 2023, realizado pelo programa Mov.Cicla, que mapeia os desafios da gestão de resíduos sólidos em Pindamonhangaba. O Secretário de Meio Ambiente, Alexsander Rosa Carvalho, falou sobre os dados e apontou a necessidade de integração entre as secretarias. “O diagnóstico trouxe informações importantes sobre os catadores de materiais recicláveis, mas ainda temos desafios para envolver outras áreas, como saúde, educação e cultura nesse processo. Nossa meta é desenvolver um plano de ação alinhado ao PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), promovendo uma abordagem mais integrada e sustentável”, ressaltou.
A analista de comunicação externa e responsabilidade social da Novelis, Vanessa Nascimento, reforçou a importância do apoio ao evento. “É com muita felicidade que estamos patrocinando o Festival, que vem de acordo com as ações de sustentabilidade, consumo consciente e o impacto que pode ter para a sociedade. Acreditamos que iniciativas como essa transformam comunidades e inspiram um futuro melhor”, declarou.
O prefeito Dr. Isael Domingues, que participou da discussão após a exibição do curta “Mov.Cine: Reciclagem 360°”, elogiou a iniciativa. “Parabenizo todos os colaboradores e idealizadores desta iniciativa, pois é um trabalho de conscientização às pessoas sobre as práticas que realizamos no nosso dia a dia. O mundo tem mudado muito, e temos indicadores preocupantes em relação ao clima e ao meio ambiente, por isso, hoje precisamos não apenas valorizar as questões ambientais e de sustentabilidade, mas também fazermos parte, criarmos mecanismos de sustentabilidade, governança e políticas públicas ambientais e climáticas”, disse o prefeito.
A diretora-executiva do Instituto Sabiá, Larissa Néri, celebrou a abertura do evento e destacou o papel do festival como catalisador de mudanças. “O Mov.Ocupa é mais do que um evento, é um movimento para sensibilizar e engajar a sociedade. Nossa intenção é mostrar que é possível unir cultura, inovação e sustentabilidade para transformar realidades e inspirar novas práticas”, disse.
O festival seguiu no sábado, com uma ampla programação. Na sexta-feira, oficinas ambientais foram realizadas para escolas locais, e uma mesa redonda discutiu “Soluções Locais para Desafios Globais do Clima”.