O Arquivo Histórico e a Fototeca de Pindamonhangaba receberão o serviço de digitalização de documentos a partir de 1701. A ação se dá por meio de um Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Pindamonhangaba pela Secretaria de Cultura e Turismo e a Associação Brasileira d’A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (associação sem fins lucrativos).
Os documentos a serem digitalizados são basicamente de fins genealógicos (inventários, testamentos, tutela e curatela, referente a escravos, livro de registros de nascimentos, eleitorais dentre outros). Os documentos são datados de 1701 a 1930 e, após a conclusão dos trabalhos realizados pela empresa A3DG, poderão ser acessados no site Family Search (organização de pesquisa genealógica) e também no site da Prefeitura de Pindamonhangaba através da aba Secretaria de Cultura e Turismo.
Os trabalhos deverão ser concluídos em poucos meses e parte dos documentos do Arquivo Histórico e Fototeca estará disponível a quem tiver interesse. “A digitalização de documentos facilita o acesso à informação, podendo o usuário acessá-lo de qualquer lugar onde tenha acesso à internet e auxilia na preservação do documento que não precisa ser manuseado para se obter às informações nele contidas”, explicou o secretário de Cultura e Turismo.