No início do mês, o mundo recebeu a triste notícia do falecimento de Akira Toriyama. O criador de tantos sucessos de jogos, mangás e animações japoneses como Dragon Ball. E podemos aprender muito com os guerreiros Z na busca pelas esferas do dragão:
Dar valor às amizades como Goku, que desde criança nos mostra o quanto seus amigos são importantes em meio à vida solitária que vivia;
Dar valor à vida, pois ao reunir as 7 esferas podemos realizar qualquer desejo, e na maioria das vezes, ao invés de bens materiais, foi-se pedido que ressuscitasse entes queridos;
Superação em meio às dificuldades, resiliência, nunca desistindo dos seus objetivos;
Ter um senso de competitividade saudável e saber a hora de desistir para alcançar a vitória mais pra frente, e que é sempre tempo de mudar, pois muitos vilões acabam se tornando aliados depois.
A arte, independente da mídia, nos ensina muita coisa e Akira fez isso muito bem com suas obras e segue a nossa eterna gratidão!
Posso listar muito mais, mas já dá para se ter um vislumbre do quanto a arte, seja ela na mídia que for, pode nos ensinar de forma lúdica lições que levaremos por toda a vida. Se você quiser conhecer ou rever, a franquia Dragon Ball, o mangá é distribuído pela editora Panini, possui jogos em diversas plataformas, sendo o último Dragon Ball: Sparking Zero, anunciado para esse ano, e as séries e filmes estão presentes nos catálogos da Globoplay, Max, Crunchyroll, Prime Vídeo e diariamente em exibição na TV linear, pelo canal Warner Channel Brasil.
Obrigado por tudo Akira!
André Luis – @andreluisluc