Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Papo reto com Roberto Ravagnani

O entrevistado do Papo Reto de hoje é nosso colunista Roberto Ravagnani, que também é administrador, jornalista, radialista, palestrante internacional, especialista em responsabilidade social e voluntariado. Único brasileiro ACREDITADO pelo Movimento Ibero Americano de responsabilidade social e sustentabilidade, como especialista em voluntariado, eleito em 2022 como uma das 15 vozes mais importantes da América Latina sobre o tema. Mentor de programas de gestão de voluntariado, professor de voluntariado no México e Guatemala, CEO do VOL e Diretor do Grupo DADIVAR, CEO da R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana, Coordenador Global do Fórum Ibero americano de Voluntariado Estratégico e Conselheiro do CRC – SP, entre outros.

TN – Como o voluntariado contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos?
O voluntariado pode contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos de várias formas, tais como:

Aumentar a visão de mundo e o pensamento crítico sobre as questões sociais do país;

Desenvolver novas habilidades de comunicação, criatividade, liderança, trabalho em grupo e flexibilidade;

Promover o autoconhecimento e a satisfação na ajuda ao próximo;

Melhorar o seu currículo e ter novas experiencias profissionais;

Aumentar o comprometimento, a responsabilidade e a ética;

Estimular a participação cidadã e cooperação comunitária;

Estimular a ética e a paz universal.
O voluntariado pode ser realizado em diversas áreas, como educação, lazer, recreação, combate à miséria e meio ambiente, o importante é escolher uma causa que tenha afinidade com os valores e interesses do voluntário.


TN – Quais são os benefícios sociais e comunitários resultantes do engajamento em atividades voluntárias?


Os benefícios sociais e comunitários resultantes do engajamento em atividades voluntárias são diversos e significativos, tanto para quem ajuda quanto para quem é ajudado. Alguns desses benefícios são:

Fortalecer os laços de amizade, confiança e solidariedade entre as pessoas.

Aumentar as habilidades sociais e a capacidade de comunicação, colaboração e liderança.

Fornece um senso de propósito, pertencimento e realização pessoal.

Melhorar a autoestima, a saúde mental e o bem-estar dos voluntários.

Melhora a qualidade de vida, a inclusão social.
O voluntariado é uma forma de expressar os valores humanos de generosidade, compaixão e cooperação. É também uma forma de aprender, crescer e contribuir para um mundo mais justo e solidário

TN – De que forma o voluntariado pode ajudar a criar um senso de pertencimento e fortalecer os laços comunitários?


Por promove a empatia, a solidariedade e a cooperação entre as pessoas, que se unem por um propósito comum. Estimulando o desenvolvimento de habilidades, competências e valores e contribuindo com a qualidade de vida dos voluntários e beneficiados.
O trabalho voluntário favorece a diversidade, a inclusão e o respeito às diferenças, pois permite o contato com realidades distintas.
Ele gera um sentimento de identificação e de orgulho de fazer parte de uma comunidade.


TN – Como o voluntariado pode desempenhar um papel importante na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária?


O voluntariado pode desempenhar um papel importante na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, quando permite o contato do voluntário com uma realidade distinta da sua e o reconhecimento da pluralidade humana.
O voluntariado ainda contribui para a inserção positiva de pessoas ou públicos excluídos normalmente, como idosos, estrangeiros, pessoas com deficiência, valorizando seus talentos.

TN – Quais são as maneiras pelas quais o voluntariado pode promover o bem-estar emocional e mental das pessoas envolvidas?


O voluntariado pode promover o bem-estar emocional e mental das pessoas envolvidas, pois estimula a produção de hormônios relacionados ao prazer, como endorfina, serotonina e ocitocina, que geram sensações de felicidade, relaxamento e amor.
Desenvolve também a empatia, tão cara hoje, a capacidade de se colocar no lugar do outro.
O trabalho voluntário ainda aumenta a autoestima, o reconhecimento e a valorização pessoal, ao perceber que pode fazer a diferença na vida das pessoas. Ele ainda trabalha em prol do mal do século, reduzindo os sintomas da ansiedade, do estresse e os sintomas depressivos, bem como pode atuar na saúde física, doenças crônicas como a hipertensão, diabetes e obesidade.
Portanto, o voluntariado pode ser uma ótima forma de cuidar da sua saúde emocional e mental, além de contribuir para um mundo melhor.


TN – Qual é o impacto do voluntariado no combate a questões sociais, como a pobreza, a fome e a exclusão social?


De acordo com pesquisa voluntariado no Brasil 2021, realizada pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e pelo Datafolha, 56% da população brasileira já teve algum tipo de experiência com trabalhos voluntários. A pesquisa aponta que a solidariedade impulsionou 74% dos voluntários brasileiros em 2021 e que o voluntariado é uma oportunidade de crescimento pessoal, espiritual, emocional e social.


Segundo o relatório das Nações Unidas sobre o voluntariado, o voluntariado promove uma cultura de tomada de decisões colaborativa, altera relações de poder desiguais, oferece diversos caminhos para a participação cívica e constrói “pontes” entre prestadores de serviços e beneficiários. O relatório destaca a importância do voluntariado para a paz e para o desenvolvimento.


Um estudo sobre o voluntariado como instrumento de desenvolvimento social e económico afirma que o voluntariado contribui para reduzir a exclusão social que é, na maioria das vezes, a consequência da marginalização, da pobreza, e de outras formas de disparidade. O estudo também ressalta que o voluntariado é uma expressão básica das relações humanas, beneficiando a sociedade e o voluntário, através do aumento da confiança, da solidariedade, do bem-estar de seus cidadãos e da cooperação.

    Papo Reto

    cmcmultimidia
loader-image
Pindamonhangaba, BR
20:20, pm, junho 22, 2024
temperature icon 18°C
nublado
Humidity 69 %
Wind Gust: 5 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais