A entrevistada de hoje é uma mulher versátil. Psicóloga por vocação, pastora por chamado, empreendedora, esposa e mãe. Ednalva Antunes faz parte de uma geração de mulheres multitarefas. Acostumada a quebrar paradigmas, ela é pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular e, junto com o marido, responde por quase 20 igrejas em Pinda, Roseira, Potim e Aparecida.
Nesta entrevista, Ednalva conta um pouco de sua vida e seu ministério.
Tribuna: Você é pastora. Esse é um título relativamente novo para mulheres no Brasil. Como você se sente fazendo parte dessa geração de mulheres que ocupam esse lugar de líderes espirituais?
Ednalva: Ao longo de toda história as mulheres fizeram parte da construção da humanidade. A mulher como pastora no Brasil já faz parte a sete décadas. E eu me sinto privilegiada por poder fazer parte dessas mulheres que têm se levantado nesse tempo para abençoar nossa nação.
Tribuna: A Igreja Quadrangular, da qual você faz parte, foi pioneira em consagrar mulheres como pastoras. Como surgiu essa relação da igreja com as mulheres?
Ednalva: A Igreja do Evangelho Quadrangular foi fundada por uma mulher há 100 anos. O nome dela é Aimee Semple McPherson, ela foi uma mulher que revolucionou sua época com sua dedicação em abençoar e cuidar de pessoas. Mas as mulheres sempre foram valorizadas pelo cristianismo. Temos exemplos como Maria, mãe de Jesus, Débora que foi uma juíza, Ester que foi uma rainha, Dorcas que ajudava os necessitados, todas são destacadas pela Bíblia. A mulher sempre teve espaço, relevância e reconhecimento no cristianismo e a igreja quadrangular valoriza e reconhece a força, inteligência, a dedicação, e o valor da mulher em todos os lugares que ela está inserida.
Tribuna: Além de pastora, você é psicóloga, que até pouco tempo também era tabu no meio cristão. Como conciliar as duas coisas?
Ednalva: A Psicologia é uma profissão que levou certo tempo de construção para se ter reconhecimento, e é muito curioso pois, como podemos cuidar de todo nosso corpo e não querer cuidar da nossa mente? Da saúde emocional? As emoções e a mente são parte fundamental do corpo humano e precisamos cuidar! Hoje se tem um melhor entendimento a respeito disso, mas ainda a humanidade está engatinhando nesse processo. O conciliar é simples é só saber separar o que é fé e o que é ciência. Eu lido bem com essa questão.
Tribuna: Bem, você é pastora, psicóloga, empreendedora, esposa, mãe. Como você faz para conseguir exercer todos esses papéis?
Ednalva: Sim, tenho muitas funções e amo cada uma delas. Deus nos dá habilidades quando nos colocamos à disposição, e conseguimos produzir por mil mulheres! O primeiro passo é saber quem é você. Se você não sabe nem quem é você, como você vai chegar a algum lugar? Depois ter foco, disciplina, não se sabotar, não dar desculpas e assumir o seu papel.
Tribuna: Para encerrar, qual a mensagem que você gostaria de deixar para nossas leitoras?
Ednalva: Mulher, se posicione! Levante a cabeça, olhe para frente e cumpra sua missão. Não permita que ninguém coloque peso na sua caminhada. Você não é um erro. Você é escolhida! Ajude quem precisa de ajuda, mas permita-se também ser ajudada. Perdoe para não se tornar uma mulher amarga. E também aprenda a receber perdão. Ame e permita-se ser amada. Viva e seja feliz. Ser feliz é uma escolha. Deus abençoe a todas nós!