A conversa do Papo Reto hoje é com Marcos Samaha, que desde 2018 é CEO do Tenda Atacado, com 43 lojas de Atacado no Estado de São Paulo, operando também nos formatos e-commerce e atacado distribuidor. Samaha é formado em Psicologia, especializado em Administração de Empresas pelo INSEAD, e com MBA pela Fundação Instituto de Administração-SP, Mestrado e o Doutorado em Administração de Empresas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, onde também atuou como professor do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Por um período de 15 anos trabalhou no Walmart, onde foi Presidente e CEO por 5 anos. De 2010 a 2013 fui CEO do Walmart Brasil, com responsabilidade por mais de 500 lojas em 19 estados do país, 6 formatos e 80 mil colaboradores. É natural de Pindamonhangaba, tem 56 anos, é casado e tem dois filhos.
TN – Como a experiência como escritor influencia suas decisões como CEO do Tenda?
Acredito que o processo foi muito mais de minha experiência de CEO influenciando a minha pesquisa, a Tese de Doutorado, e por consequência o livro. Entre outros fatores, eu consegui que minha pesquisa tivesse a participação de outros líderes de alto escalão, outros CEOs e pessoas de cargos altos em várias empresas, exatamente por ter essas conexões, por ser CEO isso me abriu muitas portas, que outro pesquisador com certeza enfrentaria mais dificuldades para conseguir. Minha vivência como executivo, permitiu explorar e aprofundar as várias ideias que surgiram ao longo dos anos de pesquisa, ao conectar minhas próprias vivências, os fatos que testemunhei ao longo da carreira, tudo isso acabou impactando a profundidade das análises e dos dados que estão no livro.
TN – Qual papel a inovação desempenha na visão estratégica da empresa?
Um papel fundamental, sem dúvida alguma. Nós vemos a inovação em três dimensões distintas, as inovações incrementais, que são aquelas que melhoram o que já estamos fazendo, as inovações radicais, que trazem novos conhecimentos e novas ideias que mudam a forma de comercializar os produtos, e por último, as inovações disruptivas, que transformam por completo algum aspecto da nossa proposta de valor, nosso modelo de negócio, e consegue melhorar a experiência de compra de nossos clientes, além de conquistar novos clientes. Toda a nossa estratégia está pensada levando isso em consideração, e temos tido muitos progressos, sendo precursores na digitalização da loja física, na experiência da loja online, entre tantas outras inovações.
TN – Por que você resolveu escrever um livro e sobre esse tema?
Eu sempre gostei muito da área de Diversidade e Inclusão, desde a época que o assunto foi trazido ao Brasil pelo Walmart, no início dos anos 2000. Em 2014 em meu Mestrado Acadêmico, e em 2018, no Doutorado, eu tive a oportunidade de aprofundar e estudar academicamente muitos autores sobre o tema D&I, que é um tema apaixonante, porque ele tem por trás um embasamento de Justiça e de Equidade.
Decidi que minha Tese de Doutorado seria sobre D&I, e dentro de D&I, a área menos desenvolvida nas empresas é a de equidade Racial, ainda que este seja o maior problema, que impacta mais pessoas, que qualquer outro tema de D&I. O racismo nas empresas é uma grande incongruência humana, e na sociedade como um todo, o racismo evidencia um subdesenvolvimento da civilização. Logo, a pesquisa de Doutorado tem sempre que explorar a expansão do conhecimento, a expansão da Ciência, e eu encontrei no tema Racismo nas Empresas um tema muito pouco explorado com metodologia científica. Fiz a pesquisa entre 2018 e 2021, quando defendi minha Tese. Em 2023 a Tese foi transformada em Livro, para que chegasse a mais pessoas.
TN – Em que medida a sustentabilidade está incorporada nas operações e projetos do Tenda? Quer citar cases de sucesso?
O Tenda, desde sua fundação em 2001, sempre teve uma Responsabilidade Social muito forte, isso está no DNA, nos valores da empresa, no espírito do fundador, Sr. Pedro Olavo Severini. Por exemplo, em cada cidade que o Tenda chega, a primeira entidade a ser procurada e apoiada é a APAE local, porque o Tenda sempre teve essa preocupação com os menos favorecidos e com os portadores de deficiências. Com relação ao meio ambiente, temos inúmeras parcerias com nossos fornecedores, para reduzir a pegada de carbono e ajudar as empresas no atingimento de suas metas ambientais, por exemplo, com a Cargill (Óleo Liza) em todas as nossas 43 lojas, os clientes, em vez de despejar o óleo de cozinha usado nos sistemas de esgoto, nos rios, poluindo o meio ambiente, nós recebemos o óleo usado de nossos clientes, damos um vale compras de R$2,00 reais por litro, para que use em suas compras na loja. A Cargill recolhe esse óleo e transforma ele em biodiesel. Esse é apenas um exemplo de nossa ação a favor do meio ambiente, da Natureza.
TN – Qual é a importância da comunicação e transparência na liderança do Tenda?
Total. Não existe sucesso sem engajamento, sem que as pessoas de seu time acreditem na missão, acreditem no que estão fazendo. E para ter engajamento é fundamental conquistar a Confiança. Não existe engajamento sem Confiança, com C maiúsculo. E Confiança se conquista falando a verdade, sendo 100% transparente, mesmo em temas difíceis de serem abordados. Isso vale para dentro da empresa, na relação com nossos Colaboradores, isso vale para nossa relação com a Comunidade e com nossos clientes. Graças a isso, nossas pesquisas internas de engajamento têm resultados altíssimos, mostrando o quanto nossos colaboradores vestem a camisa, assim como nosso NPS (Net Promotor Score) índice que mede quantos de nossos clientes são promotores de nossa empresa, que recomendam nossa loja para seus amigos e parentes. Não tenho dúvida que nosso êxito como empresa deriva de sermos uma empresa honesta, responsável e transparente.