O Diretor da Fatec de Pindamonhangaba é o entrevistado da coluna Papo Reto de hoje. À frente da unidade da Faculdade de Tecnologia no município e que tem como missão consolidar-se como um centro de excelência e estímulo ao desenvolvimento humano e tecnológico, o professor Dr. Sérgio Roberto Montoro, tem muitos desafios.
Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo, Mestrado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo e Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – campus de Guaratinguetá.
Também é Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado Profissional em Materiais do Centro Universitário de Volta Redonda (MEMAT/UniFOA). Possui dezenas de artigos publicados em revistas científicas e congressos, mais de vinte livros e capítulos de livros publicados e dezenas de orientações de Mestrado, Iniciação Científica e Trabalho de Conclusão de Curso.
TN – Qual é a visão da Fatec de Pindamonhangaba para o futuro em termos de expansão acadêmica e desenvolvimento de cursos?
Localizada estrategicamente na cidade de Pindamonhangaba, a FATEC – Faculdade de Tecnologia – vinculada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) tem sido um farol de conhecimento, treinamento e desenvolvimento tecnológico desde sua fundação. Com sua ampla oferta de cursos superiores voltados para a área de tecnologia e inovação, a instituição se tornou um centro de referência para estudantes e profissionais que buscam se destacar em um mundo cada vez mais competitivo.
Futuramente, estão nos planos o oferecimento de cursos nas áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Marketing, pois a demanda por esses cursos continua sendo significativa, refletindo a crescente importância dessas áreas nos ambientes corporativos e na economia digital.
TN – Como a instituição está lidando com os desafios atuais na área de educação técnica e tecnológica?
O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que por sua vez, é o órgão público que administra as FATECs e das ETECs. O CEETEPS está sempre promovendo ações para garantir atualizações permanentes, ora de sua infraestrutura, ora em fornecer capacitações para o seu corpo docente.
Uma das grandes frentes adotadas pelas FATECs é a implementação de Metodologias Ativas em suas atividades em sala de aula, além de contar com um corpo docente formado por mestres e doutores. Devemos ressaltar também que possuímos professores que atuaram (e ainda atuam) em grandes empresas da nossa região. Tudo isso é um grande diferencial para a formação dos nossos estudantes.
TN – Quais são as iniciativas em andamento para promover a integração entre os alunos e a indústria local?
A FATEC de Pindamonhangaba possui mais de 50 empresas conveniadas que, por sua vez, frequentemente ofertam vagas de estágio para os nossos estudantes. Todos os anos a FATEC realiza dois eventos importantes. No primeiro semestre acontece o Meeting Empresarial, onde empresas da região são convidadas para visitarem as instalações da faculdade, objetivando uma maior aproximação da FATEC com o setor produtivo e de prestação de serviços da nossa região. E no segundo semestre acontece o Simpósio de Tecnologia onde, durante três dias, os alunos e toda a comunidade externa têm a oportunidade de assistir palestras com profissionais renomados da nossa região, de outras regiões e Estados do Brasil e, oportunamente, de outros países.
Além disso, a FATEC também possui parcerias com a ACIP (Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba) e com o SEBRAE.
TN – Como a Fatec de Pindamonhangaba está se adaptando às mudanças tecnológicas para garantir a relevância dos seus cursos?
Todos os cursos oferecidos pela FATECs, de tempos em tempos, são revistos, atualizados e reestruturados. Essa uma forma de garantir uma atualização contínua dos assuntos abordados nas disciplinas, focando nas demandas do mercado. Por exemplo, o Curso Superior em Tecnologia em Processos Metalúrgicos passou por recente reestruturação contemplando o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e matriz de disciplinas. E, atualmente, os Cursos Superiores de Tecnologia em Projetos Mecânicos e de Gestão de Negócios e Inovação iniciaram as tratativas para suas reestruturações e atualizações.
Atualmente, a FATEC de Pindamonhangaba oferece Cursos Superiores em Tecnologia em Processos Metalúrgicos, Manutenção Industrial, Projetos Mecânicos, Mecânica-Processos de Soldagem, Gestão de Negócios e Inovação e Gestão Empresarial na modalidade EAD.
TN – Quais são os planos para fortalecer parcerias com outras instituições educacionais e empresas visando o aprimoramento do ensino na Fatec?
O Centro Paula Souza possui a agência INOVA CPS (Assessoria de Inovação Tecnológica) que, por sua vez, promove várias ações que visam o fortalecimento de parcerias com outras IES e empresas, sempre envolvendo os cursos que são oferecidos pelas FATECs. A FATEC de Pindamonhangaba, por exemplo, oferece em todos os semestres a Escola de Inovadores, que é um curso de extensão em empreendedorismo criado pela Inova CPS que visa fornecer ferramental básico de Empreendedorismo e Inovação. O curso acontece em um ambiente criativo, digital, preparado para que os participantes se capacitem e desenvolvam modelos de negócios sustentáveis, viabilizando suas ideias em empresas ou startups. Em todas as edições da Escola de Inovadores, temos uma participação maciça de nossos alunos.
Além disso, frequentemente são realizados eventos de Ideathon e de Hackathon. Os eventos Hackathon são uma prática que vem chamando atenção de empresas, entidades, profissionais, startups e governo, pois, através de maratonas de atividades e ideias, acelera o desenvolvimento de produtos e serviços, validando ou gerando soluções de negócio e mercado. Com o Hackathon INOVA CPS, pretendemos que as unidades do Centro Paula Souza (CPS) possam proporcionar essa experiência aos seus alunos e professores, além de trazer empresas e a comunidade mais próximas do seu dia a dia. Para mais detalhes, acessem https://inova.cps.sp.gov.br/.