
Com a presença de acadêmicos, professores e populares amantes da cultura e da arte, a Academia Pindamonhangabense de Letras, atualmente sob a presidência da literata e atriz Rhosana Dalle, realizou na noite de sexta-feira (28), sua sessão plenária solene referente ao mês de junho.
Apresentada pelo acadêmico professor e escritor Ricardo Estevão, o evento constou das seguintes atrações: Palestra sobre Cora Coralina; homenagem ao jornal Tribuna do Norte pelo aniversário de 142 anos de existência; animação musical em alusão ao clima junino de véspera do Dia de São Pedro, com a apresentação do cantor, compositor e humorista sertanejo “Nena da Viola”, e também o momento da trova.
Palestra. A palestrante da noite, dona de uma trajetória plena em letras e artes, foi Rita Elisa Sêda, biógrafa, pesquisadora, arqueóloga, cronista, fotógrafa e autora de 25 obras no mercado livreiro. Em agradável e interessante discorrer, Rita enriqueceu o público com seu conhecimento sobre a vida e obra da poetisa, cronista, contista e destacada escritora brasileira, Cora Coralina (pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bredas), que nasceu em Goiás (20/8/1889) e morreu em Goiânia (10/4/1985).
Homenagem. Representando a Tribuna do Norte esteve sua diretora e também presidente da mantenedora do jornal, Fundação Dr. João Romeiro, jornalista Cintia Martins Camargo. Coube ao acadêmico e também jornalista da Tribuna do Norte, Altair Fernandes, fazer a entrega à Cintia do diploma alusivo à homenagem da APL pelos 142 anos de existência, comemorados no dia 11 de junho.
Animação da noite. Ficou por conta do artista popularmente conhecido como Nena da Viola. Cantor, compositor, violeiro e humorista, Nena conquistou a plateia de sexta-feira à noite no palacete contando, cantando e dedilhando sua rica viola.
Momento da Trova. Ficou por conta do acadêmico e magnífico trovador José Ouverney, que está entre os melhores e mais premiados trovadores do Brasil. O trovador declamou conjunto de trovas humorísticas e também foi muito aplaudido.
Teve ainda declamação de poesia com a acadêmica Juracide Faria, e pronunciamento do secretário APL, jornalista Aércio Muassab, que cumprimentou o jornal Tribuna do Norte pela data e divulgou a tradicional lista de acadêmicos aniversariantes do mês.
Compuseram a mesa dos trabalhos: presidente APL, Rhosana Dalle; jornalista Cintia Martins Camargo; diretora de Direitos Humanos Cidinha Pedroso; escritora palestrante Rita Elisa Sêda; jornalista Altair Fernandes.
As sessões plenárias solenes da APL são abertas ao público e realizadas às últimas sextas-feiras do mês, com início às 19h30, no Palacete 10 de Julho.