A Ladurée, renomada loja francesa de macarons, inaugurou sua primeira filial no Brasil em São Paulo, no shopping JK Iguatemi, em 2016. Dos quinze sabores de macarons vendidos na loja, os de limão siciliano, baunilha e marshmallow de amêndoas são os preferidos. Dizem que são os melhores macarons do mundo… Tudo é produzido na França e transportado para o Brasil em contêineres refrigerados, via navio ou avião, até São Paulo. O doce tão famoso teve a sua origem em Itália e o nome macaron é derivado da palavra maccherone ou macaroni, que significa massa fina. No século XVI, o macaron migrou para a França junto com a corte de Catarina de Médicis por ocasião de seu casamento com o Henry II. Somente no século vinte, o confeiteiro Pierre Desfontaines Ladurée adicionou recheio aos biscoitinhos. O macaron é um biscoito redondo feito de farinha de amêndoas, granuloso e macio de aproximadamente 5 cm de diâmetro.
Minha expectativa para provar os famosos macarons era grande. Eis que chega o grande dia, fomos ao JK Shopping Iguatemi, e lá direto a Le Ladurée. A fachada delicada, reminiscente das confeitarias parisienses, era encantadora. No seu interior tudo decorado em tons pastel, finos lustres românticos em cristal e arandelas iluminavam com glamour o belo recinto e no teto um céu pintado à mão. Não dispõe de mesinhas nem de serviço de cafeteria o que me deixou um pouco decepcionada temos que comer os doces em pé mesmo! A vitrine de doces então parecia um sonho, com os macarrons expostos de todas as cores e sabores possíveis e imagináveis. Era de encantar os olhos. Senti-me transportada para a Champs Elysées. Fiquei hipnotizada olhando aquele “arco-íris” de macarons.
Não sabia qual escolher, finalmente me decidi fui pela cor e não pelo sabor, escolhi um “azul bebê” e um rosa. Mal podia esperar pela primeira mordida no macaron azul, mordi, decepção total, farinhento, sabor de baunilha artificial e recheio super doce. Que tristeza, esperei tanto por esse momento e foi um desastre. Não gostei! Pensei: “Bem, talvez o macaron rosa seja melhor”. Mordi, e a mesma sensação se repetiu: mesmo sabor artificial e textura farinhenta. Enfim, saí da confeitaria, frustrada e com menos dinheiro no bolso, caro e sem gosto deixou muito a desejar… Peço desculpas aos amantes de macarons, mas não agradaram ao meu paladar.
Na vida, quando criamos muitas expectativas em relação a algo, geralmente nos decepcionamos quando isso não corresponde às nossas expectativas. Desde aquele dia, não crio mais expectativas. É o que é, sem expectativas, assim não nos decepcionamos tanto! Ah! Continuo achando o brigadeiro o melhor doce do mundo!