Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Os governantes da lendária e histórica ‘Princesa de Zaluar’

Com a proclamação da República Brasileira em 1889, as câmaras municipais foram dissolvidas e seus poderes, alterados. Os presidentes dos estados (cargo equivalente ao de governador atualmente) passaram a ser responsáveis pela nomeação dos membros que iriam integrar o Conselho de Intendência. Seriam os conselhos de intendência os responsáveis, com exclusividade, pelo Poder Executivo Municipal. Recompostas, às câmaras municipais couberam somente a função legislativa.
Sobre a criação do Conselho de Intendência, vamos encontrar em Wikipédia – a enciclopédia livre, que os cargos de intendente e presidente da Câmara por vezes se coincidiam. “Havia uma coincidência entre o cargo de intendente e o de presidente da Câmara, conquanto ele agora fosse um líder comum para dois poderes distintos, o Executivo e o Legislativo, tendo sob seu poder, portanto, duas máquinas independentes uma da outra. Designado pelo presidente de cada estado da federação, o intendente, sendo muitas vezes presidente do corpo legislativo municipal, continuava a ser eleito, primeiro, por seus pares, vereadores.”

O Conselho de Intendência de Pindamonhangaba

Em Pindamonhangaba, a última câmara da monarquia (gestão 1887/1890) contou com os seguintes vereadores: Dr. João Marcondes de Moura Romeiro (fundador do jornal Tribuna do Norte), tenente-coronel José Francisco Homem de Mello, José Antonio de Oliveira e Costa, Manuel Thomaz Marcondes de Souza, Dr. Daniel Gonçalves Resende, Dr. Elias M. Homem de Mello, Dr. Francisco Mário de F. Brito, Paulino Pereira Salgado e Francisco de Assis Bueno.
Conforme Athayde Marcondes (Pindamonhangaba Através de Dois e Meio Séculos), “em Pindamonhangaba o Conselho Municipal de Intendentes que substituiu a última câmara da monarquia funcionou de 1890 até dezembro de 1891, sendo composto por um presidente e oito membros nomeados pelo presidente da província (governador estadual)”. Os integrantes deste conselho foram: presidente – Dr. Gustavo de Godoy; membros (Athayde cita somente seis) – Dr. José Vieira Marcondes, dr. Octaviano C. Espíndola, Dr. José M. Machado Cesar, Dr. Manuel Ribeiro M. Machado, major José dos Santos Moreira e major João B. N. Pereira.
Athayde não fala da recomposição das câmaras, mas na relação de câmaras municipais de Pindamonhangaba de 1829 a 1922, constante em sua obra, verifica-se que a câmara da gestão 1893/1895, eleita a 30 de agosto de 1892, foi a primeira pós proclamação, sendo composta por: Dr. Octaviano Coutinho Espíndola, Dr. Rodrigo Romeiro, Francisco Ferreira Cardoso, Benjamin da Costa Bueno, Marco Aurélio M. Natividade, Augusto Galvão Cesar e José Manuel da Silva.

Intendente Geral

Retornando ao citado artigo da Wikipédia constatamos que em 1905 criou-se a figura do intendente geral (responsável pelo Executivo Municipal), sendo instituída a Intendência Municipal, “não havendo mais a coincidência entre este cargo e o de presidente da câmara (chefe do Legislativo)”. No mesmo artigo, “enquanto os membros da câmara e, consequentemente, o presidente da Câmara, eram eleitos pelo povo, o intendente geral continuava a ser nomeado pelo governador do Estado”.
Já em Athayde consta que “o intendente geral era eleito pelos vereadores, de cuja Câmara também fazia parte”. Segundo ele, em Pindamonhangaba exerceram a função de intendente geral os cidadãos: José Manuel da Silva Villela, Marco Aurélio M. Natividade. Dr. Francisco Romeiro, Dr. Elias Marcondes Homem de Mello e, pela segunda vez, Dr. Francisco Romeiro.
O cargo de intendente geral existiu até 1930.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
22:37, pm, setembro 12, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 103

Tribuninha N° 103

12 de setembro de 2025
Edital 10333

Edital 10333

12 de setembro de 2025
Edição 10333

Edição 10333

12 de setembro de 2025

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio