Você também já se rendeu à beleza e delicadeza das orquídeas?
Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagles, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais.
Em mais uma matéria da coluna ‘Descobrindo Pinda’, apresentamos o Orquidário Feiticeira, que existe desde 2011. Motivado pelo gosto pelas orquídeas há gerações, o negócio segue firme até hoje, mais de dez anos depois de sua inauguração. Luiz Alberto Roubaud é o proprietário, e sua família está envolvida neste meio a mais de cinquenta anos.
Localizado na estrada municipal José Pereira Lopes, número 2000, no bairro Pinhão do Borba, dentro da Fazenda Ogaporã, o espaço é voltado para a produção e criação de orquídeas, sem estrutura para ser uma loja ou fazer exposição das flores. Entretanto, é possível fazer uma visita ao orquidário se for agendada com antecedência. O orquidário não possui loja e atende nesse endereço mesmo, com vendas no atacado e varejo.
Os preços variam conforme a espécie e o porte das plantas. As plantas comerciais, mais baratinhas, custam em torno de R$ 15,00 mas tem plantas que custam até R$ 140,00.
Para saber mais curiosidades sobre as plantas ou mais informações sobre o Orquidário Feiticeira, acesse o instagram: @orquidariofeiticeira ou o site: orquidariofeiticeira.com.br.
Com elas você deve redobrar a atenção com a quantidade de luz, água e adubo. O crescimento da orquídea é mais lento e por isso não é preciso entrar em desespero se as flores desaparecerem.
Para aqueles que adoram essa espécie, a seguir relacionamos outros cuidados necessários para que ela fique sempre bonita. Confira: tente recriar o ambiente natural da orquídea; utilize vasos de barro ao invés do plástico; cuidado na hora de regar a sua planta. No verão, de duas a três vezes por semana será o suficiente, enquanto no inverno a dica é de uma a duas vezes; evite a grande exposição ao sol; nada de exagerar no adubo; os vasos devem estar distantes uns dos outros.