
A Operação Carro Velho, que visa notificar veículos abandonados nas ruas e avenidas da cidade, para que os proprietários os removam do local, está um grande sucesso. Apenas no mês de outubro a Operação notificou 29 carros em situação de abandono e, antes do prazo de 24 horas dado pelo município para remoção da via pública, todos os veículos foram retirados dos locais pelos proprietários. Caso os carros permanecessem parados nas vias, eles seriam atuados por fiscais do Departamento de Administração. A autuação tem o valor de 20 Unidades Fiscais do Município de Pindamonhangaba (UFMPs) – o que totaliza R$ 2.610,60.
Entre janeiro e outubro deste ano foram 50 notificações, e em apenas quatro ocasiões o proprietário deixou o veículo no local – o que resultou na autuação. O secretário de Administração, Eduardo Cursino, disse que a Operação Carro velho começou pela região central e vai se estender para os bairros da cidade. Eduardo Cursino relatou que qualquer veículo parado nas ruas e avenidas há vários dias pode ser notificado, no entanto, na maioria dos casos eles apresentam características típicas de abandono. “Tem o mal estado de conservação, pneus furados ou ausência de pneus, rodas, vidros, e faróis quebrados. Nosso objetivo é notificar o automóvel e dar prazo para que o proprietário remova o veículo da via pública, antes da autuação. Queremos deixar as ruas e avenidas de Pinda organizadas, e sem causar transtornos para a população”.
Para informar o proprietário, os fiscais colam um adesivo no carro com o alerta sobre o prazo de 24 horas para que seja retirado da rua ou avenida. Além da situação de abandono, se o veículo estiver estacionado de forma irregular, em local proibido ou contramão, por exemplo, o Departamento de Trânsito será acionado e os agentes irão aplicar multas adicionais, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Recolhimento e multa aos veículos
O Departamento de Trânsito informou que, mesmo se houver autuação dos fiscais e dos agentes de trânsito, ainda assim os veículos continuarem nas vias públicas, eles poderão ser recolhidos (guinchados) e conduzidos ao pátio, e o valor do serviço será cobrado do proprietário.








