Na próxima segunda-feira (dia 16), às 14h30, haverá o lançamento da obra de construção do viaduto da Via Estrutural. O lançamento ocorrerá na própria Via Estrutural, no 1,3 km. A obra será realizada pela MRS – concessionária de transporte ferroviário – e faz parte do seu contrato com o Governo Federal. O viaduto fará a ligação da primeira fase da Via Estrutural – que está sendo construída da SP-62 (Pinda/Moreira César – ao lado da GV) sentido Novelis/Feital até o outro lado dos trilhos da MRS.
O viaduto seguirá as pistas da Via Estrutural e contará com duas pistas de passagem para veículos em cada sentido, calçadas, ciclovia, parapeito, iluminação central de LED, sinalização, rampas de acesso e alça de retorno para o lado da Novelis. As obras devem começar nas próximas semanas e têm previsão de conclusão até julho de 2025.
Além do viaduto, o pacote de obras da MRS em Pindamonhangaba, que faz parte do contrato com o Governo Federal, inclui ainda a construção do pátio de manobras de trens no Araretama, uma passarela no Araretama, e a substituição das cancelas mecânicas por cancelas eletrônicas nas passagens de nível da região central.
O novo pátio ficará na região do Araretama, paralela à linha existente, substituindo o pátio de manobras do centro da cidade. Essa mudança vai evitar fechamentos prolongados da via férrea na região central (Campos Sales, Frederico Machado/Gregório Costa e Voluntário Vitoriano Borges), melhorando o trânsito e evitando congestionamentos.
O pátio de manobras no Araretama consiste na construção de uma linha de trilhos de 1.800 metros paralela à linha existente. As obras começaram no fim de agosto e devem ser concluídas em julho de 2025. Além disso, o pátio de manobras também contará com muros de vedação.
Araretama vai ganhar passarela
Além da construção do pátio de manobras, haverá a construção de uma passarela no Araretama. A passarela, equipada com rampas, escadas, proteção lateral e iluminação, permitirá que os moradores atravessem com segurança durante a passagem de trens. A estrutura ficará na região onde hoje existe uma passagem de nível, próxima à rotatória de acesso a Tremembé.
Sobre a Via Estrutural
A Via Estrutural é uma obra financiada 100% com recursos da Prefeitura, que está investindo cerca de R$ 20,7 milhões. As obras da nova avenida, que ligará a Rodovia Abel Fabrício Dias SP-62 (altura da indústria GV) até a Avenida Buriti, no bairro do Feital (ao lado da indústria Novelis), foram iniciadas em janeiro deste ano e atualmente estão 70% concluídas.
Atualmente, os trabalhos estão concentrados na preparação da sub-base, aterro da rampa de acesso ao futuro viaduto e pavimentação. A Avenida Estrutural terá, nesta primeira fase, uma extensão de 2,5 quilômetros, duas rotatórias, duas pistas com canteiro central, calçada e ciclovia.