
A Prefeitura de Pindamonhangaba está finalizando as obras de revitalização do “Espaço da Promoção da Igualdade Racial”, que ocupará o imóvel onde anteriormente funcionava a Sede do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Travessa Rui Barbosa, 37, centro). Esta ação é uma iniciativa da Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos, que solicitou o projeto à Secretaria de Obras e Planejamento.
O prédio, que está sendo readequado e reformado desde março de 2024, abrigará a Biblioteca do Negro e a Sede do Conselho, além de receber diversas atividades propostas pelas Secretarias de Cultura e Turismo e de Mulher, Família e Direitos Humanos, que administrarão o espaço de forma conjunta.
João Carlos Salgado, secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, destacou que o espaço será um marco importante para a comunidade negra da cidade, reafirmando os compromissos da Prefeitura na promoção da igualdade racial e no combate ao racismo, dando continuidade ao trabalho iniciado pelo ex-prefeito Dr. Isael Domingues e com grande empenho do atual prefeito Ricardo Piorino.
Benedito Sérgio Irineu, presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, expressou agradecimentos pela iniciativa, destacando que muitas atividades serão desenvolvidas para a comunidade negra, que será melhor atendida e acolhida.
A secretária de Cultura e Turismo, Rebeca Guaragna, ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Conselho e destacou o potencial do Espaço para abordar as pautas da comunidade negra, bem como para promover atividades conjuntas entre as secretarias e o Conselho.
As obras de revitalização, readequação e reforma, que começaram em março de 2024, devem ser concluídas até o próximo mês. O investimento total é de R$ 258 mil, com recursos da Secretaria de Mulher, Família e Direitos Humanos, e o mobiliário foi adquirido pela Secretaria de Cultura e Turismo. O Espaço deverá ser inaugurado em maio de 2025. Além disso, João Carlos Salgado informou que a Prefeitura enviará um Projeto de Lei à Câmara propondo a denominação do Espaço de “Dr. Luiz Gama”, em homenagem ao importante ativista e advogado abolicionista.