Quando falamos de turbinas dá a impressão de falarmos de coisas modernas e muito complicadas. Algumas turbinas são baseadas nos efeitos da termodinâmica associados a relações rotacionais de torque e de propulsão, as turbinas são máquinas que convertem calor e pressão em energia cinética de movimento rotacional.
As turbinas convertem o calor em potência em forma de propulsão, quando são dinâmicas (turbinas aeronáuticas), também convertem o calor para eletricidade via um gerador elétrico quando são estacionárias (fixas para gerar eletricidade).
Existem muitos modelos de turbinas, as mais comuns são as turbinas termodinâmicas a vapor e as turbinas termodinâmicas a gás. As turbinas a vapor fazem uso de vapor vindo por exemplo de uma caldeira, no qual sua energia térmica na forma de vapor é convertida em energia rotacional, nessa conversão o calor do vapor se transforma em energia mecânica e volta a ser líquido, transferindo sua energia térmica em movimento rotacional em um eixo, que ligado a um conjunto de engrenagens pode tanto produzir movimento mecânico, quanto produzir eletricidade. Se o eixo da turbina estiver ligado ao eixo de um gerador elétrico a energia térmica se transforma em energia mecânica, e a energia mecânica é convertida em energia elétrica. A água na forma líquida volta para a caldeira e novamente vira vapor, retornando ao ciclo termodinâmico produzindo energia térmica.
As turbinas a gás, por sua vez, foram primeiramente desenvolvidas para utilizar combustíveis muito voláteis (muito inflamáveis) que ao serem comprimidos e queimados transformam quimicamente tudo em energia (queimam completamente), com um processo que é chamado de queima estequiométrica, ou seja, muito eficiente no qual não sobram resíduos.
Na câmara de combustão de uma turbina a gás toda a massa se transforma em calor (energia), e pode tanto se transformar em propulsão (empuxo), tal como uma turbina aeronáutica, ou também pode converter a energia em eletricidade. Entretanto, nas turbinas a gás estacionárias, o calor gerado é tão grande que quase sempre pode vir a ser aproveitado em um ciclo termodinâmico conhecido como ciclo combinado.
O funcionamento destas máquinas auxilia no transporte, principalmente aéreo, e na produção de eletricidade para ajudar no desenvolvimento humano.